Terça-feira, 7 de Junho de 2011

As duas faces do espelho

Costumo impor a mim próprio o meu defeso desportivo. Começa no dia do último jogo do Benfica e termina no dia em que o Benfica volta ao trabalho a sério (esqueçam a treta dos exames médicos e os treinos à porta aberta para emigrante ver). Tento fazer esse período sabático por uma questão de necessidade de sanidade e de tempo. Tempo para fazer outras coisas que me é roubado pelos fins de semana sempre planeados em função do Benfica. Foi o caminho que escolhi, não me estou a queixar. Mas é cansativo por vezes. E um defeso impõe-se.

Claro que a actualidade do Sport Lisboa e Benfica não me passa à margem, e é óbvio que fico mais ou menos entusiasmado com a sucessão de vendas e contratações que já são habituais na plataforma giratória de jogadores em que se tornou o Benfica.

Nestes últimos dias surgiram na imprensa dois "casos" relacionados com o plantel do Benfica que surgem como projecções do que hoje se tornou o Benfica. Um clube cheio de pessoas cheias de si mesmo, como num espaço aqui ao lado apelidou o Pedro Ribeiro.

Nuno "Gomes" e Fábio Coentrão. Duas faces do mesmo espelho. Duas faces do mesmo Benfica.

Não perceberam ainda pois não?

Em todos os anos de Nuno "Gomes" no Benfica fui porventura dos mais críticos às suas exibições. Irritavam-me os falhanços clamorosos e até ver que rendia mais na selecção que no Benfica. Muitas vezes lhe desejei banco. Talvez algumas uma venda. Mas o Nuno foi ficando. Ficando. Ficando. Foi marcando alguns golos aqui e ali. E heis que faz duas exibições de sonho. Á Benfica. Goleia o presidente do fóculporto numa conferência de imprensa na nossa Luz e goleia a direcção do Benfica numa "flash interview" após um amargo empate no Bessa (com o Leixões) que culminou no despedimento do Fernando Santos. Goleou de Benfiquismo. Acredito que não tenha nascido "um dos nossos". Mas hoje é. E naquele dia, no Bessa, perdi todas as dúvidas. O Nuno é nosso. E orgulho-me de um Capitão como ele.

Muitos benfiquistas não ligam a estes pormenores. Falam de valores como o "desportivo" e o "monetário" como se esses fossem realmente os mais importantes na floresta que é o Benfica. Não conseguem perceber que a mística do Benfica, neste plantel, está em 3 pessoas. E nenhuma delas é titular. O Nuno, o Ruben e o Zé. E chega... A Mística não se importa meus caros. A Mística não se compra nem se vende como produto televisivo. Sente-se. Vive-se. E neste momento, parece-me que estamos "entregues aos bichos" nesse campo...

Perceberam o Nuno?

Vamos ao Fábio...

O "caso" do Fábio é ainda mais exemplar. O Fábio Coentrão, se bem se recordam, chegou de "fininho" ao Benfica quando tudo apontava que rumasse ao Alvalidl (lembram-se dos lagartos a aplaudi-lo ainda no Rio Ave?). Veio das Caxinas e do balneário do Rio Ave (onde reza a lenda que chegava a roubar colegas nas camadas jovens) para a Luz. Para o Benfica. O maior clube português. E o que o Benfica lhe fez? Foi ano após ano adiando o Fábio, emprestando o Fábio ao Nacional, ao Zaragoza e ao Rio Ave. Felizmente apareceu o Jorge Jesus, e este Fábio é um jogador do caraças...

O que aconteceu em todo o trajecto do Fábio antes do Jesus? Quem o acompanhou? Quem é que lhe explicou o que era o Benfica? Quem é que explicou aquele miúdo com cabelo descolorado o que era o Benfica? Quem é que educou aquele miúdo humilde? Quem é que lhe explicou que o acenar de milhões de Madrid pode não ser o mais importante? Quem é que lhe explicou as coisas todas que vejo na blogosfera, nas redes sociais os benfiquistas a exigirem? Quais? Aqueles que não respeitam sequer o que é o Benfica? Aqueles que saem mais cedo dos jogos? Aqueles que assobiam? Aqueles que passam o joguinho sentado a comer pipocas? Vocês é que estão a exigir a um miúdo das Caxinas a quem acenam com milhões e milhões que faça o que vocês supostamente não fazem? Que assuma a responsabilidade de viver um Clube que vocês não fazem? Que deixam ano após ano tudo o que era o Benfica transformar-se numa cópia mal tirada do grémio de Contumil ? Ganhem juízo pah... Antes do exigirem ao Fábio...

Boa sorte Caxinas... Onde quer que seja o teu caminho (menos naqueles 2 que sabes)... És o maior puto !!!!
publicado por velhoestilo às 21:29
link do post | comentar | favorito
|
14 comentários:
De BOLA_PRETA a 7 de Junho de 2011 às 22:07
está tudo dito...


De Anónimo a 8 de Junho de 2011 às 00:16
Nuno Gomes allez! um dos simbolos do Sport Lisboa e Benfica!

saudações de um do topo ssul


De Anónimo a 8 de Junho de 2011 às 00:54
DESCULPA A IGNORANCIA, MAS QUEM E O ZE????


De Anónimo a 8 de Junho de 2011 às 01:09
essa do moreira carregar a mistica... um dos maiores bufos do balneario do Benfica...


De NN a 8 de Junho de 2011 às 11:44
A bandalheira que está instalada tem rosto e umas orelhas bem grandes.

Quanto ao que escreveste não concordo com o nuno gomes ser um exemplo de capitão.

Para mim um capitão tem que ter uma das duas caracteristicas ou então as duas e elas são:

Ou é um jogador dentro de campo pelos atributos tecnicos que faz o resto da equipa acreditar que é possivel ganhar pois o mesmo leva a equipa para a frente e carrega a mesma,o que manifestamente o nuno gomes não é,é um ponta de lança incompleto,nen sabe fintar,mas tambem não sabe finalizar.
Nem serve como avançado solto desiquilibrador nen como ponta de lança finalizador.

Ou pode não ser tão dotado tecninamente/tacticamente mas tem uma personalidade de guerreiro,sempre a lutar,sem nunca desistir,com raça,com chama,com espirito animalesco,com frieza quando é preciso e com uma maturidade muito acima da media.
Ora o nuno gomes tambem não é nada disso.
É malandrão nos treinos,gosta é da fama das revistas,dos autografos ás pitas,não é raçudo,e até é um bocado para o parvo(basta lembrar aquela pouca vergonha de reclama a dizer para o quaresma saltar em que parece uma amelia tresloucada exitada aos saltos tipo um majerico com açidos na tola).

O nuno gomes não tem perfil de lider coisa nenhuma.
E se o tivesse,como explicar a miseria da ultima decada quando ele era o capitão?

O Benfica tem falta de liderança a todos os niveis.Dentro de campo e na estrutura directiva.
É um porshe sem gasolina e sem condutor.

Jogador que tivemos que tinha as duas caracteristicas para melhor me fazer perceber era por exemplo o poborsky.

Levava a equipa á frente pelos atributos tecnicos,ajudava na defesa,comia a relva e era raçudo e um jogador maduro.
Aquele sim é da "velha escola".

Pessoalmente,embora a condição fisica não o permita tanto,se observarem bem o aimar é um jogador que joga com paixão e com entusiamo,trabalha e é humilde apesar de ser de longe tecnicamente o melhor da equipa.

O javi tambem tem caracteristicas de capitão.
O luisão vai tendo tambem,embora seja dispensavel aquelas bocas sistematicas sempre que algum clube anda ao cheiro,como por exemplo no ano passado com o roma.

Felizmente tenho memoria,e essas coisas não caem bem.

Quanto ao coentrão ele que se lembre que o miguel,manuel fernandes,nelson e outros que sairam pela porta pequena foram amaldiçoados por lesões e probelemas,quase como "bruxedo"

Que não cuspa onde comeu.
Já caiu muito mas muito mal o apoio ao pinocrates.Primeiro porque não tem que se meter nisso,e ainda por cima apoiar um corrupto que tão mal faz ao povo e ao País ainda cai pior.


De rsa a 8 de Junho de 2011 às 12:00
Em relação ao Fábio tudo dito..

No caso do Nuno Gomes tenho uma opinião diferente primeiro nunca fui fã do Nuno acho que depois destes dois anos quase sem jogar e mantendo o treinador o Nuno Gomes jogador é finito, passar para dirigente é uma opcção mas se seguir o caminho do Rui Costa estamos conversados.
Dito isto se ele seguisse o caminho do Raul não me chocava.

Eu por mim incluia o Luisão na questão da mistica acho que ele já é um dos nossos.

O mercado sem regulação transformou o futebol cada vez temos menos adeptos e mais clientes.


De Anónimo a 9 de Junho de 2011 às 14:09
Completamente de acordo com tudo o que escreveste; acrescentado que é absolutamente triste e lamentável como há sócios que não compreendem este texto e conseguem ter e emitir opiniões tão dispares mas o Benfica, infelizmente, é mesmo isto. Grande abraço miki


De Juris a 15 de Junho de 2011 às 15:26
Agora de mistica, só o descer de calças...PORRA!..PORRA!...
Assim não há bujon que resita.


De Anónimo a 15 de Junho de 2011 às 21:59
O Nuno Gomes merecia uma homenagem! no ultimo jogo na luz os dois topos cantaram bem alto o seu nome, mas esta despedida por parte da direcção foi triste.
Nuno Gomes Allez! um dos nossos


De Chuva Ácida a 25 de Junho de 2011 às 18:41
Boas.
Não querem trocar de links entre os nosso blogues?

O nosso é o:
AMO-TE BEИFICA!
http://amt-slb.blogspot.com/

Abraço


Comentar post

.pesquisar

 

.Abril 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29


.posts recentes

. Game Over... Insert Coin....

. A ingrata final

. De Londres a Lisboa...

. Á Campeão

. Um Campeão Renovou

. Até Quando?

. É OFICIAL

. Adepto

. Enorme Minoria

. Comunicado Diabos Vermelh...

.arquivos

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.tags

. todas as tags

.links

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds