Domingo, 22 de Junho de 2008

Respeito


Tenho me abstraído de escrever por diversos motivos.

Em primeiro lugar gozei um período de curtas mas merecidas férias. Como bom “tuga” passadas à beira mar.

Depois, o Euro tem ocupado as minhas atenções “desportivas”. Não sou um fervoroso adepto da Selecção (mas gosto que ganhem…) mas gosto sempre de ver futebol ao mais alto nível (os jogos dos “Quartos” têm sido fantásticos).

Finalmente, a “trapalhada” em que se tornou o “affair” Apito Dourado, com os avanços e recuos da UEFA tiram-me qualquer vontade de escrever, apesar de que vos basta uma pequena “descida” dos posts para verificar 2 coisas que escrevi: que o Foculporto se ia “safar” e que achava que o Benfica não deveria ir à UEFA. As duas verificaram-se.

Hoje acordei com mais uma notícia das que me tira vontade de escrever. A transferência do Christian Rodriguez para o Foculporto.

Analisando a blogosfera “benfiquista” parece que afinal o Rodriguez não era tão bom jogador quanto isso, que não faz falta, que é um “traidor”, etc etc etc.

Não acho que deva alinhar por essa visão.

O Rodriguez é um bom jogador. Não é fantástico mas é um bom jogador. Teria lugar no plantel do Benfica. Ponto final parágrafo. Em relação à transferência já há muito que se falava dessa possibilidade. Dado os valores envolvidos acabo por não censurar a postura do Rui Costa em toda esta “novela”. O Rodriguez é um bom jogador mas não é o melhor do plantel. Logo não merece o vencimento mais elevado. Isso parece-me claro.

O que me faz escrever não passa por aí. O que me faz escrever é o mesmo motivo que me fez perder vontade de o fazer. Talvez seja um contra-senso, mas acabei por passar o dia todo a pensar nisto e apetece-me partilhar convosco.

O que o Rodriguez fez (e outros antes dele em ambos os sentidos da A1) é um dos principais motivos que me faz cada vez mais afastar do futebol e cada vez mais deixar de ter prazer no jogo das 4 linhas.

O que o Rodriguez fez foi mentir. Mentiu aos adeptos da equipa que defendeu. Mentiu aos colegas que o agarraram a festejar cada golo que marcou. Mentiu ao Rui Costa. Mentiu a si próprio. É feio ser assim. Não só na “bola” como na vida. Iludir e mentir.

Eu sei que o futebol é feito por “profissionais”. Que um “profissional” vai para onde lhe propõem melhores condições. Isso serve para mim como para o Rodriguez. Mas o futebol devia ser uma excepção a esse profissionalismo. Deveria haver um pouco respeito quando se beija um símbolo numa camisola, quando se festeja com um grupo de adeptos num jogo à chuva numa segunda à noite num qualquer estádio sem quaisquer condições. Esse respeito devia existir.

Infelizmente os exemplos desse estilo de jogador são cada vez mais raros. O jogador de Respeito. Profissional mas de Respeito.

Por esse motivo ainda hoje, quando falo de futebol inglês dos anos 90 o primeiro nome que me vem à cabeça não é o Gascoigne, nem o Shearer, nem o Waddle. Vem um nome de um jogador que sempre vi com Respeito: Matthew Le Tissier.

Toda a carreira num clube merece o meu Respeito.

O mesmo se aplica ao Totti. E convites não lhe faltaram.

Amanhã o Rodriguez pode ter a conta bancária mais recheada. Pode até vir a ser campeão pelo Foculporto e conseguir uma transferência para Itália, Espanha ou Inglaterra. Mas o Respeito da nação Benfiquista já o perdeu.

PS: Posso engolir estas palavras em breve (porque acho que o Foculporto não se vai sentir satisfeito com a transferência do Rodriguez), mas há um pequeno genial jogador italiano que passou pela Luz que teve um convite melhor ainda que o Rodriguez para rumar a Norte e disse…Não. Respeito.

PS2: Já que o assunto é respeito, vou deixar aqui o meu pelo Pepe. A forma como se comportou durante todo o Europeu e o facto de ter sido o ÚNICO a pedir desculpa aos Portugueses pela precoce eliminação da Selecção Nacional no Euro 2008 merece a minha admiração e respeito por um jogador rival do nosso clube.

publicado por velhoestilo às 02:32
link do post | comentar | favorito
|
9 comentários:
De NM. a 22 de Junho de 2008 às 15:18
Fantastico.

e isto faz me cada vez mais gostar do miccoli.

Excelente VE82.

Em breve receberás uma noticia minha !

Abraços


De MarBurG a 23 de Junho de 2008 às 01:17
Nao vou comentar o que aconteceu com o Rodriguez pq e' gastar "tinta" com quem nao a merece.

Sou contra naturalizacoes casos de Pepe's, Deco's, etc... Jogadores que nao tem lugar nas selecoes deles (por burrice os seus selecionadores) e depois para poderem ter melhores contratos na Europa naturalizam-se e muitos nao sentem a camisola mas...

Por muito que me custe o Pepe foi o u'nico que pediu desculpa e tenho de admirar o que ele fez dou o braco a torcer, este e' Homenzinho!

Ao contra'rio de uma certa vedeta que mal acabou o jogo ja' falava em Real Madrid mas este a mim nunca me enganou...


De MarBurG a 23 de Junho de 2008 às 01:20
Tinha me esquecido em relacao a jogadores que toda a vida fizeram carreira no mesmo clube ou sai'ram pq o clube precisava de encaixe financeiro... Tenho pena de serem tao poucos os casos desses jogadores e de muitos desperdicarem carreiras devido a isso mas esses sao aqueles que no's nunca esquecemos!!


De Anónimo a 23 de Junho de 2008 às 15:05
excelente o teu blog!

Para quando um post sobre a repressão que os sócios do benfica estão constantemente a sofrer na sua própria casa? seja no estádio ou nos pavilhôes?
Fico a espera....


De Velho Estilo a 23 de Junho de 2008 às 22:38
Caro Anónimo:

O Blog é um espaço aberto a todos.

Quem quiser pode participar com textos que podem ser publicados.

Está à vontade para o fazeres se assim o entenderes :)

Cumps


De lourenco a 23 de Junho de 2008 às 23:16
Grande texto.
Sera que o Rodriguez era assim tao bom pa ser o mais bem pago do plantel? Eu acho que nao...


De Anónimo a 24 de Junho de 2008 às 03:49
grande blog, os meus parabens...
o unico blog racional, o unico blog verdadeiramente ultra e apaixonado por futebol e claro a maior de todas as paixoes o SLB...
por tudo isto PARABENS pelo grande trabalho...
e o teu exemplo que putos como eu devem seguir...


De Anónimo a 26 de Junho de 2008 às 14:25
Este é o unico blog que comento,visto que neste espaço,so comentam os verdadeiros,aqueles que sentem a sua curva e o seu clube,tal como tu!
portanto,os meus parabens pelo blog!
No que toca á seleccao,sou da mesma opiniao que tu,nunca consegui vibrar muito com a seleccao,o amor que sinto pelo BENFICA,nao me deixa ir mais alem eheheh...
Tambem sou,e sempre fui contra a entrada de brasileiros a jogar pelo nosso país,e isto nao tem nada a ver com racismo,mas sim com ideais proprios que sempre tive,e que sempre acreditei.
mas vamos la ao que interessa,o nosso grande amor.
O que se tem passado na nossa casa,é algo que eu,nem nos anos 90 assisti,se bem que na altura nao havia os ACABS que ha agora,e havia mais liberdade,mas tambem nao tinhamo o presidente que temos agora,e o que se passa,é tudo culpa desse senhor.
O material dos grupos nao entra porque?simples,porque ele nao quer!
na lei nao diz que nao podemos exibir os nossos simbolos a onde quer que seja.
E chamam a isto uma democracia?
A mim parece que continuamos a levar com as merdas do fascismo,e é triste ver que o nosso clube esta a ser dominimado por alguem que se acha dono do maior clube portugues.
É certo que existe pessoas que iram sempre lutar contra isso,e hoje na AG isso vai se notar novamente,porque la estaremos como sempre,porque os verdadeiros sao aqueles que nunca abandonam o barco!
Nas proximas eleiçoes,e deixa aqui um apelo a todos aqueles que,como eu,viveram os ditos "velhos tempos", que pensem duas vezes antes de votar,porque os meus 20 votos,certamente que nao seram para o lfv. porque a cima de tudo,o Benfica é nosso,o Benfica é dos socios!
lutem pelos vossos ideais,pelo vosso clube!
abraço aos verdadeiros.
saudações Benfiquistas!

SEMPRE PRESENTES!


De Velho Estilo a 26 de Junho de 2008 às 19:37
Obrigado pelo comentário :)

Os Grupos do Benfica não usam os seus simbolos porque a Direcção do Benfica e a Segurança do Benfica não o querem.

E como não o querem alarmaram todo um país para a nossa situação de forma a que sejamos praticamente proibidos de ser quem somos em qualquer chafarica à qual chamam Estádios por esse país fora.

Acabamos então por ter de lidar com autoridades parolas a acéfalas que se escudam em Leis que eles próprios desconhecem de forma a exercer uma espécie de Poder que tanto prazer lhes dá.

Há uma expressão de Louis Montesquieu que se aplica na perfeição a esta situação: As leis inúteis bloqueiam as que realmente são necessárias.

É um espelho deste país. E isto só muda quando a geração que anda à frente disto for levada pelas leis da Natureza.

Desculpem-me o pessimismo mas realmente há cada vez menos pachorra.

Um abraço


Comentar post

.pesquisar

 

.Abril 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29


.posts recentes

. Game Over... Insert Coin....

. A ingrata final

. De Londres a Lisboa...

. Á Campeão

. Um Campeão Renovou

. Até Quando?

. É OFICIAL

. Adepto

. Enorme Minoria

. Comunicado Diabos Vermelh...

.arquivos

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.tags

. todas as tags

.links

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds