Domingo, 9 de Agosto de 2009

O último teste

Foi com alguma expectativa com que aguardei este jogo. Se por um lado é difícil tomar o pulso às curvas da Luz devido à especificidade de um jogo destes ( pré-época, muita gente de férias, o típico jogo da diáspora Benfiquista etc etc...) por outro, e futebolisticamente falando, era importante um teste destes frente a um Milan que, mesmo uns furos abaixo do que é costume, é sempre um adversário de respeito da "velha escola" italiana.

Gostei do que vi. O onze do Benfica é forte. Os calcanhares de aquiles são os laterais (com a lesão do Maxi). Se o Schaffer com treino pode ser uma solução válida, já do lado direito a adaptação do Ruben Amorim parece-me o ideal. Nem o Luis Filipe é uma solução nem o Patric tem neste momento capacidade de jogar no Benfica. Repito... neste momento.

No computo geral parece-me um Benfica pronto para os primeiros jogos da Liga e para o importante play-off com os Ucranianos do Poltava.

De apoio este Benfica não se pode queixar. Existe uma "onda" vermelha que tem feito o que pode para apoiar uma equipa que tem estado à altura do que se lhe é exigido. Ontem eram mais de 60 mil adeptos a apoiar na Luz.

Falando de apoio temos obviamente de falar das Curvas (ou topos pronto... eheheh).

A Sul a grande novidade foram as bandeiras com a simbologia do Benfica. Gostei de alguns modelos (as de estilo "antigo" com o S.L.B. eram excelentes) mas de outros nem tanto. Perdeu-se um pouco da creatividade. Quando o motivo de uma bandeira é o mesmo e é explorado até à exaustão torna-se um pouco cansativo. No entanto o efeito inicial chamou bastante a atenção e foi interessante. O apoio vocal, tal como a Norte, foi a espaços e em ritmo de férias. Compreensível.

A Norte a ideia foi um pouco a mesma (o que não deixa de ser curioso). Embora em menos (muito menos) quantidade, foram mostradas algumas bandeiras e um estandarte muito especial "Sou Ilegal e Isso me Envaidece". A destacar a habitual presença nesta altura da rapaziada de Paris e do Luxemburgo. O apoio atingiu alguns bons momentos (o Nós Só queremos Benfica Campeão a contagiar os sócios...) mas nada de muito continuo. Em ritmo de férias portanto.

Como nós por aqui também estivemos alguns dias de férias, há alguns mails recebidos que estão em "atraso" para quem nos lê.

Do Sérgio Costa recebemos um recorte de jornal referente ao Bobby Robson, o qual agradecemos.

Entretanto do Filipe Andrade recebemos mais um texto:

"Aventura de um ultra de sofá ao escrever este texto

Vivo com esperanças que chegue “aquele dia” o dia em que estarei na curva a apoiar o Glorioso. Nos ultras de sofá somos alvo de preconceito pois dizem que não percebemos nada, não temos mentalidade ultra nem nada, é mentira, sei muito mais que muitos que estão na curva para ganharem dinheiro e andarem à porrada. Mas mudando o rumo da história, vamos lá pensar um bocado, se não fossem as claques que era do futebol? Nada, só que os jornalistas adoram deitar-nos abaixo, se não vejamos: Benfica-Porto 2006/2007, os Diabos v. Fazem a maior coreografia (tifo) alguma vez vista em Portugal, o jogo acaba 1-1, durante o mesmo há confrontos entre os Super D. e a polícia (A.C.A.B. [ALL COPS ARE BASTARD]), no dia seguinte a que é que os telejornais dão destaque? Ao resultado? À mega-coreografia? Aos confrontos? Sim, aos confrontos, porque é muito mais fácil falar mal e deitar abaixo quem se dedica 24 horas ao seu clube, este é um dos motivos pela qual a nossa imagem anda na rua das amarguras, pois, mas se calhar se falassem da mega-coreografia não rendia para as audiências não é? E continuando com as perguntas retóricas… se não fossem as claques o que era do futebol? Ora experimentem tirar em média 4000 ultras a cantar nos jogos do Porto, aí uns 4500 nos do Sporting, aí uns 1500 nos do Benfica,e por aí em diante…se não fossem as claques, alguns clubes como o Farense não teriam voltado a existir devido a insistência da sua grande claque South Side Boys ( e isto é apenas um exemplo).

É incrível, aqueles tolos pagam 40€ pelo bilhete, chegam aqui alguns viram-se de costas, outros não se calam, só sabem cantar. É isto que muita vez ouvimos da boca daqueles sócios velhos que só gostam do clube quando ganha, mas que geralmente está tudo mal. Pois, pagamos esse preço em todos os jogos, ainda por cima com leis repressivas por parte de Policia, e com horários impróprios, mas quem lá esta faça chuva ou sol, calor ou frio, neve ou caia granizo, são os verdadeiros ultras e para explicar melhor vou dar de novo um exemplo: o Porto vai a Rússia e vem de 3 derrotas, o jogo é numa quarta as 7:45, as temperaturas são aterrorizantes, mas quem lá esta a apoiar o Porto, são os sócios velhos e resmungões? Não, são os Super e o Colectivo, pois é mais de 100 ultras foram á Rússia gastar mais um ordenado no apoio á equipa. Dou este exemplo como poderia dar outros mil e tais, mas é triste pois a televisão a estes factos não da importância, mas se lá tivesse havido porrada já era noticia.

O futebol moderno é triste, tenho saudades dos jogos ao domingo à tarde com 70% do estádio cheio sem as claques estarem minadas pela polícia. É por estas e por outras que o futebol tem pouco publico e não tardará muito até 60% dos actuais clubes se extinguirem.

Muitas vezes perguntam-me quando chega alguém ao café:

Estão a jogar bem?

Respondo sim porque calha porque o meu entusiasmo em olhar para as bancadas é tal, que muitas vezes pouco futebol vejo pois so as bancadas me intressam e depois quando vejo o que se passa no jogo e vejo que estamos à rasca, aí, entro em pânico, o sofrimento entra dentro de mim apetece-me sei lá, partir tudo pois o Benfica tem o direito incontestável de vencer. Poucos sabem como para mim é importante e me faz feliz estar a ver um jogo de outras duas sejam quais forem as equipas e ver a curva cheia, isso alegra-me, ficamos felizes quando estamos todos bem.

Vamos repara numa coisa, uma semana normal começa à segunda e tal, para um adepto normal é esperar que chegue o fim-de-semana, mas para nós ultras tudo é diferente, é começar a prepara os tifos, arranjar bilhetes, autocarros, comboios, etc. E porque não falar daqueles ultras que são despedidos vezes sem conta por faltarem ao trabalho para ir ao futebol, só que nunca nenhum presidente de clube algum decidiu homenagear esses grandes ultras.

Vou salientar outras duas coisas que muito me tocaram, em 2002 e um ultra dos D.V. o Hugo perdeu uma perna, os Diabos ofereceram-lhe a adaptação que ela precisava para o carro para poder conduzir, não foi a SAD, nem ninguém desses consumidores do dinheiro dos sócios. Outra coisa foi também em 2002, um ultra das Panteras Negras do Boavista havia morrido há algum tempo, o Directivo (Sporting), claque formada nesse ano então chefiada pelo maior ultra que o nosso panorama ultras já conheceu, o Miguel D’Almada(ele e Lameira são dos maiores ultras existentes no nosso pais) fizeram uma faixa de homenagem ao ultra que tinha morrido, uma atitude de louvar que nunca ninguém divulgou (se tivesse sido porrada, se calhar…).

Aproveito esta para mim grande aventura para prestar homenagem a 3 ultras, Guillit, Rita e Tino, 3 ultras dos NN que morreram num acidente de carrinha quando vinham na Espanha após um jogo do Benfica na Croácia.

Fiz este texto não para ganhar mas sim para mostrar um pouco da luta comum aos ultras do mundo inteiro. E acabo a dizer: LIBERDADE ULTRAS"

Apenas mais um apontamento: A Liga continua a marcar jogos do Benfica para os domingos à noite. Marítimo e Guimarães (fora) continuam nesse belo horário. Não sei até que ponto o Benfica pode controlar a ditadura da Sportv, mas... já chateia...

CARREGA BENFICA !!!
publicado por velhoestilo às 19:41
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Anónimo a 9 de Agosto de 2009 às 23:12
As bandeiras NN são brutais.Aquela com as cores NN com o simbolo do Benfica e a das cores da Pátria com o simbolo do Benfica idem.
A Glória aguarda nos.
Os Deuses estão conosco.


De Anónimo a 10 de Agosto de 2009 às 00:35
não há fotos das curvas benfiquistas neste jogo ?

abraço


De Velho Estilo a 10 de Agosto de 2009 às 08:19
O Fotógrafo também está de férias :-)

Se conseguir fotos publico.

Abraço


Comentar post

.pesquisar

 

.Abril 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29


.posts recentes

. Game Over... Insert Coin....

. A ingrata final

. De Londres a Lisboa...

. Á Campeão

. Um Campeão Renovou

. Até Quando?

. É OFICIAL

. Adepto

. Enorme Minoria

. Comunicado Diabos Vermelh...

.arquivos

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.tags

. todas as tags

.links

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds