Segunda-feira, 16 de Março de 2009

Mais uma "cavadela"

Pois bem, e indo direito ao assunto principal, o que se passou no jogo do Benfica frente ao Vitória de Guimarães?


Usando a frase de uma amiga minha (de cores diferentes): Desta vez jogámos mal...e não tivemos a sorte de ganhar.

Raramente por aqui se criticam opções de treinadores, sejam elas tácticas, técnicas ou relativamente à política de aquisições. Por algum motivo é Quique Flores treinador e nós...meros adeptos.

Que o Benfica não joga um "caracol" em Março é verdade (não estamos em Agosto... estamos quase em Abril), que as aquisições teimam em não confirmar a expectativa também é verdade. Suazo e Reyes jogam de "mãos nos bolsos" (quando jogam), Yebda perdeu o gás, Balboa é claramente um equívoco, Carlos Martins aparece a espaços e com excepção do Ruben Amorim, todos não justificaram a sua aquisição. É futebol? É verdade. Este fim de semana a (porventura) melhor equipa do Mundo perdeu frente ao Liverpool por 4-1 em sua casa. É verdade. Acontece. Todos têm uma noite má (vide a agremiação jeová da 2ª Circular) mas "c'um catano" não deveríamos esperar mais?
Os adeptos queixam-se que o Benfica está doente. Não será que é a massa adepta que está doente? Onde há o espírito crítico? Onde está a "massa pensante"? Aguarda mais um "novo ciclo"?

Relativamente ao Benfica-Guimarães pouco apetece escrever. Uma exibição fraquinha (uma das melhores aos olhos do Quique Flores) e um desfecho merecido. Quase 50 mil adeptos mereciam melhor resultado e exibição. Do lado encarnado, uma Curva Norte a muito bom nível na primeira parte (finalmente a "malta" percebeu que estar a meio da curva e não tudo a monte nas galerias tem um efeito melhor). Bandeiras, tochas, e apoio constante e a contagiar os adeptos normais nas zonas circundantes. A Sul as habituais bandeiras, uma tocha (de saudar o regresso à Curva Sul) e apoio constante. Ambas as curvas a caírem de nível na segunda parte. A empatia começa a esfriar (lembram-se das críticas aqui do Blog após o jogo de Alvalidl? Onde anda o apoio da massa Benfiquista agora???). Do lado vimaranense uma excelente presença. Cerca de 1500 adeptos. O apoio não foi tão bom como tal massa faria esperar (e o resultado bem que ajudou) mas foi uma presença positiva. Das melhores na Luz este ano. À semelhança dos grupos benfiquistas também os vimaranenses usaram tochas. De parabéns por isso.

A quase total ausência de imagens é compensada por este vídeo dos DV Norte. Mais uma vez presentes.

Arrumado o assunto "Guimarães", passemos a outro tema da semana.

O "blogger" Bruno Carvalho (também director do Porto Canal apresentou-se como putativo candidato à presidência do Sport Lisboa e Benfica.

Não conheço a pessoa. Apenas leio alguns textos seus na blogosfera. Uns concordo, outros não. Nunca me foi unânime. No entanto, e analisando a blogosfera de "referência" do universo benfiquista (aqui, aqui, aqui e aqui) a candidatura do Bruno Carvalho é vista com desconfiança, gozo e nalguns locais mesmo com revolta. Alguns defendem que por o candidato ser da cidade do Porto é logo um "alvo a abater" (esquecem que o Benfica, apesar de Sport Lisboa, é um clube NACIONAL) e poucos são os que analisam a candidatura com a lucidez que implica: é apenas uma Candidatura. Por vezes parece que os Benfiquistas se esqueceram que elegeram o Dr. Vale e Azevedo. E hoje em dia (e apesar da votação esmagadora do Dr. quando foi eleito) parece que ninguém votou nele. Volto a referir que não conheço o Bruno Carvalho, não lhe li qualquer projecto nem lhe conheço quaisquer capacidades de gestão. No entanto saúdo a candidatura. O Benfica sempre foi um clube democrático e o aparecer de candidatos é de saudar. Outros que em tempos encaram tal possibilidade hoje escudam-se em migalhas que lhe são dadas por esta SAD. Que sejam eleições transparentes e com debate de ideias. É o que desejamos.

Em relação ao acto eleitoral em si devia ser considerado que se o Benfica falhar os seus objectivos para esta época (e o objectivo inicial é a qualificação para a Champions League) não acredito na manutenção do treinador e como tal é um falhanço do projecto (para esta época obviamente). Como tal, a SAD deveria encarar a possibilidade de eleições antecipadas. Aliás, a calendarização das eleições em plena época desportiva é pura e simplesmente ridícula já que uma época desportiva fica condicionada (no abstracto) à votação de uma eleição. É errado. Completamente.

Outro assunto merece a nossa atenção. Mais uma vez a Censura atacou nos Estádios. Desta vez o "circo" foi em Alvalade. Um email chegou à nossa caixa. Transcrevemos na íntegra com o devido respeito:

"Ideologias à parte, no dia 25 de Abril de 1974, Portugal assistiu à implementação de um Estado de Direito, democrático.

Deixou de existir censura, polícia política e presos políticos. Passou a haver Liberdade: de imprensa, de opinião e expressão etc.

Todavia estes princípios democráticos e usufruto de Liberdades não são garantidos para a eternidade. Têm de ser primeiro instituídos na sociedade, e depois, não menos importante, vigiados e regulados para que não se verifiquem retrocessos.

Ontem, dia 14de Março de 2009, no estádio José de Alvalade assistimos a um dia negro da história da nossa democracia e do nosso país. Depois de serem exibidas faixas onde se podia ler «VERGONHA» e «VASSOURADA» assistiu-se à retirada das mesmas pela polícia presente, recorrendo à força.

Quem assistiu ao jogo do Rio Ave pela televisão pôde ouvir o comentador dizer que tinha perguntado aos responsáveis da PSP qual o critério para retirar faixas, uma vez que existem faixas afixadas no estádio, ao que o mesmo responsável terá dito que era para retirar tudo.

Sabemos que existe censura à entrada do estádio José de Alvalade. Não são permitidas faixas «não autorizadas», supostamente pelo Clube.

Sabemos que qualquer indivíduo se quiser mostrar alguma frase «não autorizada» terá de o fazer nos jogos fora, onde o mesmo controle já não é exercido.

Ontem senti VERGONHA de ter uma direcção que supostamente manda retirar frases que não lhe agradam.

Ontem senti VERGONHA de ter uma polícia que actua contra a Constituição da República, e ainda usa e abusa da força perante uma manifestação pacífica.

Ontem senti VERGONHA do meu país e de ser português. Nasci no ano do 25 de Abril e nunca pensei ver em Portugal cenas como as de ontem.

E tudo isto é a prova do grande centro de poder que é o SCP. Apenas organizações poderosas conseguem fazer com que se assista a atropelos graves, com a conivência e acção directa da polícia. É a preservação do poder, custe o que custar.

O Movimento de Cidadania Sportinguista Leão de Verdade irá proceder legalmente, apresentando queixa formal e em todas as instituições de direito, contra a POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA pelo manifesto desrespeito pela LIBERDADE DE EXPRESSÃO e ABUSO DE AUTORIDADE, e contra QUEM TERÁ MANDADO OU SUGERIDO que essa acção tenha sido perpetrada.

Não é o meu querido Sporting Clube de Portugal que está em causa. É Portugal, o meu país, que é um Estado de Direito, onde existe Democracia e Liberdade."




Palavras para quê? Na Luz já passámos por isto (aliás, ainda no jogo com o Guimarães foi exigida a retirada da faixa irónica que podem ver no vídeo) e em todos os estádios vamos continuar a passar. E não serve para nada a Laurentinização das Claques.

Será que podemos recorrer ao Provedor dos Adeptos? Quem é o Provedor? Qual a sua capacidade para entender massas adeptas? Enfim...


Entretanto tiveram mais uma atitude de protesto. Refinada. Aqui.

Finalmente apenas um reparo relativamente ao Post Anterior e a indignação que parece que sentiram alguns adeptos do Braga: a frase bracarense em Paris é claramente (ok, até pode ser uma coincidência infeliz) uma colagem à frase Benfiquista (de autoria dos Diabos Paris honra lhes seja feita) mostrada no mesmo local, na mesma competição e apenas poucos anos antes. Quem se inspirou (seja ele quem for) certamente que bebeu inspiração na frase Benfiquista (o que a nós nos enche certamente de orgulho). Não tem mal nenhum (quantas e quantas frases são copiadas ou "inspiradas"?). O facto de virem para aqui debitarem factos ridículos é que é triste.
publicado por velhoestilo às 22:05
link do post | comentar | favorito
|
17 comentários:
De dosul a 17 de Março de 2009 às 01:57
Acebei de me cruzar com 6 jogadores do benfica a sairem bebados da casa de um deles às duas da manhã de uma semana onde têm uma final de taça...

um deles (ainda de garrafa na mão) ainda se lembrou de fazer olhar de mau para mim e comentar...

não se lembrem de esforçar este fim de semana não...


De Velho Estilo a 17 de Março de 2009 às 09:33
Já agora... Quais?

Abraço


De benficaenosso a 17 de Março de 2009 às 12:20
Boas,

Se a informação postada pelo "dosul" for verdade, não o tomo por mentiroso, mas já se sabe como estas coisas são...continuando, se for verdade, era muito saber aqui os nomes dos "artistas" e já agora a morada do anfitrião, chega de brincadeira e está na hora de começar a "abanar" as meninas!

Já agora aproveito para deixar aqui, que na semana passada, 4ªfeira dia 11 (vespera de treino matinal) me cruzei com o Sidnei à 01h da manha num dos conhecidos cafés de Telheiras...


De Anónimo a 17 de Março de 2009 às 12:21
Por favor diz quais, todos deviamos ter o diretio de saber quem são esses palhaços.


De Fred a 17 de Março de 2009 às 13:59
A luta continua... Laurentino para a rua.

Como dizem os vizinhos da 2º circular: "Vassourada"


De Anónimo a 17 de Março de 2009 às 19:48
Em primeiro lugar, gostava de saudar os DV que, apesar de poucos, ainda tiveram tomates para abrir 2 tochas e tiveram um bom apoio nos primeiros 30/40 minutos.

Segundo, gostaria de referir que eram apenas 1000 de Guimarães e não 1500. Mesmo assim, démos um grande apoio, ao que parece tens uma opinião diferente mas resta-me respeitar.

Continuem a luta.

VSC


De Anónimo a 17 de Março de 2009 às 20:47
digam os nomes sff... em telheiras? no Kaffa? deixem se de secretismos... há que tomar meninas. ou já se esqeçeram que pagamos tds os meses a estes meninos os seus salários????


De Velho Estilo a 17 de Março de 2009 às 20:58
Bem, como excedia um pouco o habitual sector visitante apontava para um numero superior a 1200. No entanto obrigado pela tua contribuição.

Em relação ao apoio, quando (e felizmente isso aconteceu) estamos a cantar bem não nos apercebemos (naturalmente) do apoio que vem tanto a Sul como do Visitante. A opinião tem sempre esse senão.

No entanto, volto a referir, foi das melhores presenças esta época na Luz. Honra seja feita.

Saudações.


De benficaenosso a 17 de Março de 2009 às 21:32
Sim, no Kaffa.

Parabéns aos DV Norte pela presença na Luz, a nova faixa está fantástica!


De dosul a 18 de Março de 2009 às 00:48
Corrijo, não era 6, eram 5 ! Luisão, Sidnei, Filipe Bastos, Urreta, Maxi........o "mauzão" foi o Luisão como seria de esperar...


Comentar post

.pesquisar

 

.Abril 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29


.posts recentes

. Game Over... Insert Coin....

. A ingrata final

. De Londres a Lisboa...

. Á Campeão

. Um Campeão Renovou

. Até Quando?

. É OFICIAL

. Adepto

. Enorme Minoria

. Comunicado Diabos Vermelh...

.arquivos

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.tags

. todas as tags

.links

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds