Segunda-feira, 26 de Maio de 2008

Algo me diz que...

Em primeiro lugar gostava de agradecer os comentários e sobretudo os e-mails que recebemos durante o dia de hoje por parte dos leitores do "blog".
A todos vocês os nossos mais sinceros agradecimentos.

Em segundo lugar talvez seja a altura de partilhar convosco um excerto da entrevista que o Rui Costa cedeu à Única. Parte da entrevista foi reproduzida aqui mas a totalidade apenas ficou disponível um pouco mais tarde (obrigado Dr. Balsemão...)

Em determinada parte que não foi reproduzida, o nosso Rui Costa responde o seguinte:

"A melhor claque?
Ainda está para vir. Estou convencidíssimo que no próximo ano vou ter a melhor claque do país. Faz parte dos meus objectivos que o estádio da Luz tenha cor e vida."

Isto, completado com alguns rumores que nos chegaram ultimamente podem indicar uma mudança "radical" na relação com os grupos organizados assim como no posicionamento do mesmo.

No que me toca, e já com 30 aninhos no "lombo", se calhar vai ser altura de realizar um "sonho" que já no longínquo ano de 1994 foi proposto pelo Benfica mas rejeitado tanto por Diabos Vermelhos como por Raça Benfiquista.

Muitos anos e muita gente passaram pelas "curvas". Pode ser que os anos "italianos" do Rui tragam ideias inovadoras.

Sinceramente, o Benfica já merece.


publicado por velhoestilo às 23:25
link | comentar | favorito
22 comentários:
De Paulo a 27 de Maio de 2008 às 09:12
VE,
Podes falar um pouco desse teu sonho? O que defendes em concreto para os DV e os NN? Ou este não é o local para se falar nisso...?
Isto porque, muito provavelmente, tens a mesma opinião que eu. Mas eu acho que isto terá de ser muito bem debatido... muito mesmo.


De Velho Estilo a 27 de Maio de 2008 às 09:46
Talvez ainda seja prematuro estar a escrever algo de concreto em relação a esse tema. Para já por duas premissas absolutas: a vida interna dos DV e dos NN só aos mesmos diz respeito, isto é, não me compete a mim traçar qualquer corrente de opinião relativamente ao futuro de ambos os grupos.

Agora em relação à minha opinião puramente pessoal há muito que acredito que o futuro do apoio (para qualquer grande clube) passa por uma mescla de vários grupos no mesmo espaço. Talvez seja influência das minhas “influências” (passe a redundância…) italianas. Mas na verdade se analisarmos o que se faz um pouco por essa Europa fora verificamos que cada vez menos há uma curva com um grupo. Talvez apenas em Espanha isso se verifique…
O futuro (na minha opinião) é por aí. A alternativa é a morte.

E depois houve Alvalade. Jogo especial. Moldura especial. Mas… Foi brutal não foi?

Abraço


De Paulo a 27 de Maio de 2008 às 10:26
Sim, sem dúvida. A vida interna dos DV e dos NN fica onde deve estar.
Apenas acho que se devia debater o assunto e realmente a tua opinião (como eu desconfiava) vai de encontro à minha.

Para mim, o futuro passa por partilhar a mesma bancada. Não necessariamente unidos no mesmo grupo, mas juntos no apoio.

O actual panorama não justifica a existência em separado. Cada grupo tem uma identidade própria, uma história própria e isso nunca mudará.

Referes-te naturalmente às curvas de Roma, que são uma pluralidade de grupos a partilhar o mesmo sector.

Aliás, isso até se verificou este ano nas deslocações fora. Já não houve uma separação radical como se viu noutras épocas e partilho-se o mesmo espaço e, principalmente, o apoio ao Benfica.

O convívio antes dos jogos na Luz também já é normal e as deslocações a Alvalade este ano foram fantásticas. O espírito é esse!

Nunca mais me vou esquecer dos dois jogos este ano no estádio deles. Juntos no apoio, somos muito fortes.

Era bom que se aproveitasse este ambiente actual e que, com a intervenção do Rui, se pudesse chegar a um consenso.

O Benfica, como dizes, merece.

Abraço ;)


De Velho Estilo a 27 de Maio de 2008 às 10:57
Atenção que quando referi influência italiana não quis falar especificamente dos Romanos (claramente e de há muitos anos a minha preferência) mas pela cultura em si. Mesmo em clubes mais pequenos coexistem pequenos grupos na mesma curva. Outros sítios por onde andei (Marselha por exemplo…) têm a mesma cultura.
Hoje em dia dada a heterogeneidade das curvas (com os diferentes gostos, culturas, etc) só assim fará sentido. É algo irreversível.
E que fique registado (desde já) que não considero justo a castração em termos de bilhetes (por exemplo) feita pelo Benfica a grupos de amigos que estão fora tanto dos DV como dos NN. Independentemente de concordar ou não com a sua postura acho que todos deviam ter direito a esse apoio (pelo menos), pois acredito que toda a gente procura apoiar o Benfica à sua maneira e o Clube apenas tem a ganhar com isso.
Pode ser que o Rui dê uma ajuda. Ou então pode ser que a montanha venha a parir um rato. O futuro o dirá.
Da minha parte acho que podes chegar facilmente a conclusões acerca da minha opinião.
Boa discussão.
Abraço.

PS: Tempos complicados avizinham-se em Roma. A “Parte Bassa” deixou a curva e em principio estarão na Nord no próximo ano. Nem tudo é perfeito :)


De Tiago Xunga a 28 de Maio de 2008 às 11:56
Carissimos

Na minha opinião a união dos grupos teria o efeito "global" (casa e fora) da taça em alvalade. Acho que é uma boa solução pelo próprio momento em si: os DV em mudança, os NN em velocidade cruzeiro(sem que seja negativa esta imagem). Ainda mais no panorama nacional com a mania de calar as claques, o grupo de adeptos tem que ser forte. A ver....


De Ricardo a 28 de Maio de 2008 às 21:43
Deixo-voa a minha opinião:

- Os 2 grupos na mesma Bancada? Em qual? Não estou a ver os NN a abdicarem do Topo Sul... A mudar de bancada tem mais lógica que sejam os DV a faze-lo. os DV ficariam na bancada sagres mas sem se misturarem. talvez do lado oposto aos NN

Se voltar a ser possivel:
-Tifos dos DV em toda a bancada? Não estou a ver os NN a colaborarem, os tempos de estilo ultra já lá vão...

-Sistema de som dos DV ligado..? No minimo iria criar alguns atritos/confusões

-Por falar em atritos/confusões, a fracção skin dos DV? Irá andar por lá? Mais jogo, menos jogo... confusão!

-Canticos: Não estou a ver os NN a alinharem em canticos dos DV (o inverso já vai acontecendo)

-Quer se goste quer não, os NN criaram um estilo/filosofia muito próprio(a) e unico em Portugal e, a meu ver, até pq neste momento estão bem de saude após uma epoca mt boa e os DV estão a atravessar um mau momento tendo alguns elementos optado por se mudarem para os NN, neste suposto cenario de junção na bancada, os NN serão indiferentes à presença dos DV e vão continuar iguais e a apoiar como até aqui. Os DV se quiserem acompanhar os canticos mt bem, é lá com eles...

- os 2 grupos na mesma bancada, com 1 nº +/- equivalente de elementos na bancada, a cantar cada um dos grupos para seu lado... qual o resultado? Perdesse apoio e as coisas acabam por ficar pior do que actualmente.


Ficam aqui algumas considerações.

Um abraço
Ricardo

PS: bom blog, sou um visitante regular de já há algum tempo.


De Velho Estilo a 28 de Maio de 2008 às 22:19
Obrigado pelo teu contributo Ricardo.

Em primeiro lugar o que se debate aqui acaba por ser um enorme nada. Apenas suposições. De qualquer maneira (até agora) todas as contribuições para a "discussão" têm sido boas e só por isso acho que foi boa ideia o lançar do tópico. Consegue-se debater com elevação e especialmente sem "x's" e "k's" que proliferam por esses foruns todos :)

Adiante.

Em relação ao que dizes concordo com parte mas como não podia deixar de ser há coisas que discordo.

- em relação à bancada, tens obviamente razão. (A nível pessoal acho o 3º anel da Sagres o sector mais "popular" do Benfica, talvez o pequeno resto do "velhinho" 3º da antiga Luz.)

- sistema de som e "facção" skin dos DV são coisas que já não vejo há muito muito tempo.

- tifos e estilo ultra? Os tifos ultimamente têm se limitado a bandeiras e alguns lencois. A situação do grupo assim o obriga. Quanto à ausência dos mesmos nos NN isso é algo interno (deles ou vosso) mas não creio que seja uma verdade imutável. Em relação ao estilo ultra... se calhar vais estranhar o que te vou dizer (ou não..) mas há pessoal nos NN que sem usarem o rótulo são mais "ultras" do que quem o usa. Percebes?

Sabes qual é o problema nisto tudo? É que muitas pessoas (em ambos os grupos) estão mais preocupadas com o seu "umbigo" (leia-se grupo) do que com o clube e apoio puro e simples. É um problema cultural em Portugal que não se vê em muito lado.Como tudo, não se muda de um dia para o outro. Não quer dizer que esteja 100% errado.É uma questão "cultural" como os "touros de morte" (o exemplo é um bocado estúpido mas penso que ilustra o que quero dizer).

Uma coisa posso afirmar-te com toda a minha sinceridade: se daqui a 10 anos ainda tiver este espaço e ainda me dares o prazer da tua visita vais me dar razão na parte em que digo que o futuro passa por ai ou pura e simplesmente não existe. Seja amanhã seja daqui a 5 anos.

Um abraço


De sleepyboy a 28 de Maio de 2008 às 22:57
concordo com a ida dos DV para o Topo Sul. naquele espaço onde estão agora penso que estao um bocado isolados e em termos de canticos nao se fazem notar tanto como em outros tempos...
as mentalidades mudaram, quero co isto dizer que se isto fosse um cenario que fosse posto em cima da mesa á uns 9/10 anos ninguem concordava com isto, mas os tempos sao outros e as pessoas evoluem e as mentalidades tambem, por isso acho que é possivel ter no mesmo topo os dois Grupos de apoio...
facçao skin nos DV eram maioritariamente o pessoal dos warriors que saiu com o lameira por isso acho que ja nao ha muito problema em relaçao a isso, é claro que ainda deve haver pessoal nos NN a pensar nos acontecimentos de outros tempos e para esses seria mais dificil de aceitar mas com o tempo iam la... mas em termos de direcçoes dos grupos acho que ja se vivem tempos mais calmos (exemplo o jogo no dragão, em que os DV NNos disponibilizaram bilhetes.
So fica o Benfica a ganhar, o ambiente era concerteza infernal!!! um topo inteiro com tochas por todo o lado como em alvalade para a taça!!
em relaçao a tifos, em italia ja nao se faz nada de jeito tambem e em portugal é cada vez mais dificil, por isso acho que ja nao vale a pena andar a gastar rios de dinheiro e tempo em tifos que so duram uns minutos e ninguem liga nada!
canticos.... vai ser muito dificil ouvirem nos NN musicas dos DV mas...

é a minha opinião...

Ja agora, sou dos No Name.


De Paulo a 29 de Maio de 2008 às 16:29
VE,
Tens razão. Está-se aqui a discutir, muito provavelmente, um rotundo "nada". Mas sabe bem falar nisto, porque trata-se do futuro dos grupos Ultras do Benfica que está em causa.

E eu, para que fique bem claro, tenho apenas uma visão "de fora", pois já fui DV (primeiro) e NN (depois) muitos anos e agora não pertenço a nenhum grupo. Gosto é de debater o assunto. E uma vez que ando ali sempre por perto... (o bicho "morde" e muito!)

Em relação ao que o Ricardo disse, não creio que os NN queiram sair daquele local. Aliás, aquela bancada é um mundo à parte do resto do estádio. Vive-se e respira-se ali muito o Benfica. É um estilo próprio.

Como sabem, ali nos NN também há muitas "facções". E basta olhar com atenção e ver que estão todos separados no convívio, mas unidos no apoio, durante o jogo.

Acho que o lugar dos DV seria naquela bancada Sagres, mesmo ao lado dos NN, nos sectores 10 e 9 do piso O.
Mas claro, os DV é que sabem se estariam dispostos a isso. É assunto dos DV.

Em relação aos tifos, faria todo o sentido ser ali. E não concordo que os NN não iriam colaborar. Aliás, não haveria nada específico dos DV, apenas e só material relacionado com o Benfica.

O estilo Ultra mantém-se. Está na mente e não na forma como se vestem as pessoas. E muito menos nas modas da conjuntura... Mesmo que já não se leve o cachecol ou a t-shirt da claque e se opte por vistir roupa casual, isso não significa que a mentalidade não seja Ultra. Essa mantém-se.

Quanto a skins, não sei. Não posso falar, pois não conheço se há, se houve ou se ainda haverá nos DV. Claro que se aparecer alguém que demonstre ligações à extrema-direita no sector NN vai ter problemas...

Os cânticos não vejo qual seria o problema. Os DV cantariam e quem quisesse poderia (ou não) acompanhar. E o mesmo se aplica no inverso em relação aos cânticos dos NN.

Há muita coisa que me escapa, mas não creio que haveria incompatibilidades. Afinal, resulta fora de casa, porque não funcionaria na Luz?

Vamos ver o que o futuro reserva às claques do nosso clube.

Saudações Benfiquistas!


De Paulo a 29 de Maio de 2008 às 16:36
VE, o comentário anterior é meu, mas utilizei a conta de gmail errada. Não sei se dá para "enganar" o blogger e colocar o comentário com o nome "Paulo" com link para o meu blog (http://loucospeloslb@blogspot.com)...

Se conseguísses, era bom!

(não vale a pena publicar este comentário)

Abraço


Comentar post

.pesquisar

 

.Abril 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29


.posts recentes

. Game Over... Insert Coin....

. A ingrata final

. De Londres a Lisboa...

. Á Campeão

. Um Campeão Renovou

. Até Quando?

. É OFICIAL

. Adepto

. Enorme Minoria

. Comunicado Diabos Vermelh...

.arquivos

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.tags

. todas as tags

.links

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub