O movimento ultra italiano continua (e continuará…) a ser uma referência para muitos. Confesso total admiração por um estilo que com o passar dos anos tem sabido adaptar-se às novas realidades (e modas) e continua a mostrar-se forte mesmo com as medidas de repressão que cada vez mais vão tentando estrangular os ultras. No entanto, em Itália, os ultras e a sua cultura são parte integrante da sociedade (isto não são “tretas”, são ilações retiradas no “terreno”) e muito dificilmente o poder estatal (políticos + polícias) conseguirá impedir os ultras de levarem a sua avante. É que quando dão “diffide” a alguém, aparecem logo mais “camadas jovens” para entrar na “Curva”. É assim o movimento italiano. Sempre a rejuvenescer.
No entanto estas linhas hoje têm um assunto particular: Gemellaggio.
O Genoa e o Napoli ascenderam ontem à Série A italiana, da qual estavam afastados há demasiado tempo. Calhou em destino que o último jogo do calendário da Série B fosse entre esses velhos amigos. E calhou em destino também que o jogo fosse decisivo (mais para o Genoa que para o Napoli) na ascenção à primeira categoria.
Deu empate, e com o empate caseiro do Piacenza (as regras da série B implicam que haja uma diferença do 3º para o 4º classificado igual ou superior a 10 pontos para não existir play off) ambas subiram.
O que se seguiu? Uma festa comum em pleno relvado do Luigi Ferraris. Ultra, adeptos, jogadores e dirigentes abraçados a festejar a subida. Seria possível em Portugal? Duvido… Os jornalistas que tanto atacam as claques (salvo raras excepções) iriam enaltecer esse espírito? Duvido…
As “amizades” à portuguesa são um conceito completamente diferente. Existe amizade entre grupos em vez de clubes o que é algo completamente errado. Um exemplo prático: a Mancha Negra (Académica) tem uma amizade (longa e duradoura) com o Grupo Manks (Benfica), no entanto canta músicas anti-benfica e faz frases contra o clube da Luz. Fará sentido? Não deveria ser algo a rever, até porque a amizade é bem sentida de ambos os lados?
Em Itália amizades já se romperam (e degeneraram em grandes inimizades) por menos.
Voltando ao Cálcio (ok, confesso que nunca o deixámos) analisem bem a próxima Série A: ATALANTA; CAGLIARI; CATANIA; EMPOLI; FIORENTINA; GENOA; INTER; JUVENTUS; LAZIO; LIVORNO; MILAN; NAPOLI; PALERMO; PARMA; REGGINA; ROMA; SAMPDORIA; SIENA; TORINO e UDINESE.
Faltam apenas VERONA, BOLOGNA e BRESCIA para ser um campeonato quase perfeito (em termos de Ultras). Não gostavam de passar lá uma temporada?
. Game Over... Insert Coin....
. Adepto
. Comunicado Diabos Vermelh...