Muito se escreveu sobre a violência anterior ao “derby” e sobre o “que vinha aí…”. No fundo o costume. Acabou com um pequeno e rapidamente suprimido romper do cordão policial por parte de alguns zportinguistas aquando da chegada do cortejo encarnado e pouco mais. É verdade que a maioria dos adeptos da Luz foi obrigada a ir no cortejo(nesse aspecto a polícia teve um trabalho como nunca tinha tido até hoje) mas mais uma vez (felizmente…) a montanha pariu um rato. Umas trocas de tochas, umas pedras (atitude sempre corajosa…) e “that’s all folks”… Passemos ao que realmente importa.
Excelente cortejo benfiquista. Os DV com cerca de 350 elementos e os NN perto de 1000. À semelhança do ano anterior sem separações e divisões entre grupos. O pessoal mistura-se e vai. A “moda” das hierarquias e separações parece erradicada da Luz.
O cortejo correu sem problemas de maior (tirando o facto anteriormente descrito onde se pode ver nas fotos a bruta intervenção policial) e tirando a habitual confusão à entrada com a revista e afins nada de anormal.
Nas bancadas já se encontrava preparada a coreo do Directivo. Nesse aspecto os adeptos leoninos andam muitos furos abaixo do que já fizeram. É que nem é uma questão de espectáculo. A questão mais grave é que nada se tenta fazer. Para quê a legalização se ???? Adiante…
No lado benfiquista fez-se o possível. Uma bancada despida de bandeiras e faixas (se bem que cada grupo benfiquista tinha uma: Benfica 82 dos DV, SLB e Basta do GM e uma bem conseguida bandeira de Queluz no seio dos NN) fica sempre mais pobre. No entanto umas quantas tochas e potes (NN e DV) deram cor. Os Diabos mostraram mais uma vez espírito interventivo com o “tifo” improvisado. Notou-se alguma “azia” no lado leonino. A luta continua meus amigos…
Em relação ao apoio vocal os grandes vencedores foram sem dúvida os NN. Não foi o melhor jogo esta época porque o apoio não foi totalmente constante (o melhor sem dúvida foi no Restelo), mas tiveram momentos muito bons. Após o golo do Benfica e cantando o novo cântico importado de Guimarães (ou do Cavese vá…) juntamente com os DV o apoio da curva benfiquista atingiu um excelente nível. Arrepiante. Quanto a isto queria escrever algo relativamente aqueles que criticam os DV por cantar juntamente com os NN (ou o contrario que apesar de raro também acontece). Das duas uma, ou não são benfiquistas (se o são não é o apoio o mais importante ???) ou então pertencem aquela franja hipócrita e mesquinha dos que admiram as curvas no estrangeiro a cantar juntas mas em Portugal é sinal de menoridade. Os NN são um colosso. Hoje em dia são praticamente o único grupo que não decresce. Os DV são um grupo que tem de se afirmar pela diferença, pela intervenção e crescer nessas bases. Ambos devem complementar-se. Não é errado pensar assim. Muita coisa mudou nos últimos anos e hoje em dia todos praticamente se conhecem. Quem acha o contrário ou é um lírico ou um hipócrita.
Desportivamente o Benfica registou um bom empate numa partida nem sempre bem jogada (embora emotiva) e ficou com aquele sabor amargo de “se o Nelson não tivesse sido expulso éramos capazes de ganhar a estes gajos…”. No final, o nosso Rui Costa (que bem lhe fica a braçadeira !!!) “arrastou” parte da equipa para os agradecimentos merecidos a todos os que apoiaram.
O regresso à Luz foi (como habitualmente) pacífico. Não tão em festa como se esperava nas deslocações em Alvalade mas… pelos vistos daqui a um mês estamos lá novamente.
Carrega Benfica !!! Adeptos Livres !!!
. Game Over... Insert Coin....
. Adepto
. Comunicado Diabos Vermelh...