“Luís Filipe Vieira mandou esta tarde arrumar grande parte dos objectos que tem no seu gabinete, na Luz.
Este gesto do presidente do Benfica surge poucas horas depois de ter sido insultado por adeptos numa assembleia geral e antes da reunião do Plenário dos Órgãos Sociais, que terá lugar esta terça-feira, ao final da tarde.
O facto de ter mandado arrumar o gabinete gerou alguma apreensão entre os que são mais próximos do presidente.
Fonte próxima do presidente «encarnado» salientou ao Maisfutebol que a demissão de Vieira não estará sobre a mesa esta tarde. Mas existe a possibilidade de o líder do Benfica aproveitar a crise aberta para reforçar a sua posição. Como? Dizendo que vai reflectir sobre a sua continuidade, originando uma vaga de fundo de apoio.
Esta solução já foi utilizada por Luís Filipe Vieira no passado.
Aguarda-se assim com alguma expectativa o que sairá do Plenário dos Órgãos Sociais desta tarde.”
In www.maisfutebol.iol.pt
O dia hoje foi parco em notícias mas até agora nenhuma realmente surpreendente. A convocação do Plenário dos Órgãos Sociais já era de esperar mas surge como um sinal de que a AG da noite anterior fez com que os Dirigentes do Benfica reflectissem sobre o que se tem passado com os seus grupos organizados.
O fumo branco (ou negro…) que sairá dessa reunião ainda deve demorar mais um pouco, mas os indícios do Mais Futebol deixam a indicar a solução mais fácil para o Presidente Vieira, à boa moda dos partidos políticos.
O que o Presidente Vieira se calhar devia recordar é que vários elementos das claques (milhares…) são sócios do Benfica e mesmo que ao haver eleições o Presidente Vieira vença, poderá deparar-se com feridas abertas e que só com diálogo e compreensão as pode fechar. O que o Presidente Vieira não pode esquecer é que há algum tempo para cá se sussurra nos corredores da Luz que há uma candidatura pronta a avançar. Será credível e forte? Não sabemos mas…o Zé Mourinho está livre e no mercado.
Aguardamos portanto a posição do presidente, a responsabilização das pessoas e numa perspectiva positiva o diálogo necessário e urgente com os grupos organizados, que ao contrário do que o Presidente Vieira disse, têm visto as portas dos gabinetes fechadas.
Durante o dia de hoje foram também férteis as notícias a criticar as claques com os dirigentes máximos da Liga a opinar sobre assuntos dos Benfiquistas. Foram férteis também as condenações de quem desconhece o fenómeno dos grupos organizados e todas as dificuldades financeiras e logísticas que sofrem os elementos dos mesmos, pagando preços exorbitantes em bilhetes e deslocações. Todos se esquecem dessa situação na altura de apontar o dedo.
Nem tudo são obviamente rosas, mas a realidade anda muito, mas muito longe, dos espinhos que tentam por vezes mostrar.
O nosso crime? Apoiar e sentir o Benfica como mais ninguém.
PS: Será por acaso a notícia do Júlio Baptista aparecer nos jornais durante o dia de hoje?