Pois bem, no passado mês de Fevereiro decidi questionar a Procuradoria Geral da República acerca da real aplicação da Lei 16/2004.
Foi feito a titulo meramente pessoal, e embebido pelo constante atropelo das liberdades que então se viviam na Luz. Seja pelo uso excessivo da força por parte das autoridades policiais ou pela (o que ainda acho e mantenho) extravasar de competências de um Director Desportivo que hoje já se encontra em final de funções no Sport Lisboa e Benfica (aproveito para lhe desejar com sinceridade toda a sorte do mundo nas próximas funções onde quer que seja).
Nesta fase já não esperava qualquer tipo de resposta por parte da Provedoria. Sinceramente acho que existem neste país assuntos muito mais preocupantes que o nosso problema. No entanto hoje fui surpreendido e fazendo jus à sua palavra a Provedoria respondeu. Num país em que tanta coisa cai em saco roto, a resposta, independentemente do teor da mesma, só caiu bem. O que agradeço.
A exposição feita à Procuradoria seria impossível sem a ajuda do meu amigo João (hoje já advogado) que me deu umas luzes de Direito. Ao João agradeço publicamente.
A resposta da Procuradoria para vossa consulta e quem sabe, se alguém tiver vontade de pegar nisto para tentar outra coisa, para lutas futuras pelos nossos direitos e liberdades.
De Anónimo a 27 de Agosto de 2008 às 20:42
Fico feliz por saber que ainda há alguém que realmente se mexe em prol da dignidade de um grupo, de um movimento.
Fico feliz por saber que as perguntas não caem em saco roto..
Fico feliz por enquanto no estádio é tratado como bandido, há alguém que o trate como «Vossa Excelência».
Mike
Post muito importante a meu ver, por diversas razões:
1- É um tema pertinente, principalmente por ser um aspecto jurídico onde os grupos devem lutar com armas iguais (comunicação social, tribunais, e intransigência nos estádios). A lei não proíbe o uso de bandeiras ou faixas com alusões a NN ou DV.
2- O facto de alguém tentar lutar pelo acredita, parabéns aos autores do Blog.
3- O facto de terem respondido e pela maneira como responderam, de forma séria e correcta.
4- Acho que com o tempo os benfiquistas vão finalmente perceber que os grupos tem razão neste aspecto, como de certo terão menos razão noutros. A questão é saber olhar para os grupos como eles são, um grupo de sócios, benfiquista que apoiam de uma forma peculiar...!
Pois tb eu já senti a estúpida e ridícula atitude de proibir uma faixa de entrar.
Abraço REDSTAR e tenho orgulho de não sermos uns vendidos.
De Fred Sard a 28 de Agosto de 2008 às 02:24
Muito bom trabalho. Parabéns.
Do que percebi portanto não há lei que diga que não podem entrar as faixas ou bandeiras alusivas aos grupos mas o promotor do espetáculo (Benfica) pode decidir o que entra ou não. É isso?
Foi assim que eu percebi. Então podemos concluir (mais uma vez) que é uma prepotência e uma incorreta leitura da lei aquilo que o Benfica faz.
Vais fazer chegar este esclarecimento do Propvedor de Justiça a quêm de direito?
Nesta fase toda a ajuda é bem vinda para fazer chegar este parecer a quem de direito. Como isto às vezes parece ser uma luta meramente pessoal e isolada qualquer tipo de ajuda é importante.
Mãos à obra rapaziada.
Justiça.
De Anónimo a 28 de Agosto de 2008 às 11:28
Muito Bom Trabalho!! Parabéns
É ridiculo o que o SLB está a fazer com os grupos organizados.
Não sabia que não havia lei que proibisse as bandeiras e faixas dos NN e DV no nosso estádio, bem que achava estranho ver faixas dos grupos organizados do Benfica noutros campos.
Se não há que lei proiba, o que é que há afinal? Uma imposição da Direcção do Benfica?
Desabafo: O unico sitio onde não podemos estender os panos, é na nossa casa!!
Benfica Sempre!
De Anónimo a 28 de Agosto de 2008 às 11:42
Bora pessoal, já houve alguém que fez o mais difícil que é começar, agora com ajuda de todos, vão ver que afinal estavam errados em certos aspectos. Falem com os vossos colegas ligados a área da justiça, ponham este documento a mexer, a favor de um clube melhor, ao fim de contas acabamos todos por ganhar. Não basta vir para aqui dar os parabéns. Gracias a quem não abandona a luta.
A minha última arma será enviar o Neto e o Falâncio para a porta do Centro de Estágio a ver se mudam esta "merda" :)
De
NM. a 28 de Agosto de 2008 às 18:12
è imprimir e colar ao redor do estádio
De Fred Sard a 28 de Agosto de 2008 às 20:48
Ja imprimi umas cópias e no sabado ou manha vou entregar em envelope fechado nas relações públicas do benfica em frente ao Pavilhão.
Eu e mais uns amigos é claro.
De Anónimo a 28 de Agosto de 2008 às 21:49
No jogo com o fcp todos NN e DV deviamos levar as faixas, bandeiras, etc.. para o nosso estádio, jogamos em casa, esta proibição é uma vergonha. Antes era lindo ver as dezenas de faixas NN e DV nos topos, mais a bandeiras era sempre brutal.
Comentar post