Vamos começar pelo início.
Na época passada o Benfica vs Porto foi marcado pelos incidentes que todos ainda provavelmente recordamos, em que uma “mente que brilha” decidiu colocar os Super Dragões e o Colectivo no terceiro anel do Estádio da Luz por cima de adeptos benfiquistas. Depois do jogo do empurra entre o Benfica e a PSP (ficaram célebres as trocas de acusações entre o Presidente LFV e a Comissária Paula Monteiro) nunca mais se falou. O assunto foi arquivado e a culpa morreu solteira. Pelo meio, os Diabos, os No Name e as claques do Sporting foram prejudicados no derby lisboeta. Foram proibidas bandeiras e estandartes. Quem tomou essa decisão? A mesma “mente que brilha”, já que por parte da PSP não havia (à semelhança de ontem) qualquer entrave. A mesma “mente brilhante” proibiu a realização de uma coreografia preparada pelos Diabos no jogo frente ao RCD Español.
Termina a época e tudo normalizado. As bandeiras e os estandartes voltaram à Luz.
No defeso nova intervenção da “mente que brilha”. Desta vez o argumento era que a circulação no anel pedonal do Estádio da Luz era impedido pela entrada de adeptos adversários. A direcção dos DV foi convocada para uma reunião com essa “mente brilhante” e o Vice-presidente Mário Dias. A proposta era a mudança de sector dos DV (para o actual sector visitante) e a construção de uma obra de engenharia (vulgo rampa megalómana) que “despejaria” os adeptos adversários dentro do estádio da Luz (Sectores 21 e 22, ocupados pelos DV). A nossa revolta foi óbvia. E com argumentos válidos fizemos ver ao Vice Mário Dias que esse problema era de facto em apenas 2 jogos por época e que a solução proposta tinha tanto de ridícula como de não exequível. No final da reunião ficou tudo em estaca zero. A “mente brilhante” meteu a “viola no saco” e lá conseguimos manter o nosso sector, que bom ou mau é o … nosso!
Início da época novo “contra-ataque” desta “mente que brilha”. Um fax da Liga informando que o CNVD acusava o registo de 4 claques como associações, no âmbito da famigerada lei 16/2004. Esse FAX foi suficiente para uma nova reunião, mas desta vez com o Presidente LFV, o Dr. Paulo Gonçalves (Dep. Jurídico) e a “mente que brilha”. Na reunião foi claro o desconhecimento da lei por parte tanto do Presidente e do Sr. Paulo Gonçalves e a clara oposição às nossas propostas por parte da “mente que brilha”. Foi nos apresentado uma espécie de ultimato num período de 48h (há alguém que consiga uma legalização de uma associação em 48h, sendo que 24 das 48 correspondem a um sábado ???) em que éramos ameaçados de fecho da nossa sede e em que os nossos argumentos eram por vezes entendidos pelo Sr. Paulo Gonçalves e pelo Presidente e sempre, mas sempre, contrariados pela “mente que brilha”.
A reunião foi inconclusiva.
No dia de ontem os DV contactaram a PSP para saber alguma informação acerca da famigerada lei e se por disposição da PSP as claques do Benfica (e do Guimarães) estariam impedidas de entrar com o seu material de apoio no estádio. A PSP informou que tinha indicações da “mente que brilha” para nenhuma claque poder entrar com material. Neste ponto a “mente que brilha” voltou a mostrar a sua sagacidade. O que a lei 16/2004 diz é o seguinte: “Aos promotores do espectáculo desportivo é licito apoiar exclusivamente grupos organizados de adeptos através da concessão de facilidades de utilização ou cedência de instalações, apoio técnico, financeiro ou material, desde que esses grupos estejam constituídos como associações, nos termos gerais de direito e registados como tal no CNVD”. Basicamente isto aplica-se aos grupos organizados da equipa caseira. Não aos ultras do Vitória de Guimarães. Estes foram ontem impedidos de entrar com o seu material de apoio no estádio da Luz não por qualquer decisão da PSP ou do CNVD, da ASAE ou da NATO (peço desculpa ao Sr. Fernando Negrão) mas sim por decisão de uma personagem que possui uma “mente que brilha”.
Esse indivíduo além de uma enorme incompetência demonstra uma total inépcia para gerir massas sendo mais uma face visível da incompetência que começa a grassar no Benfica. Visível no plano desportivo e organizativo (sábado mais uma “enchente” com clareiras no estádio).
Quanto a ti “mente que brilha” a tua passagem no Sport Lisboa e Benfica será passageira e podemos prometer-te que não nos esqueceremos de ti. Um abraço! Incompetente!
PS: Ontem Diabos mais uma vez decidiram não acatar uma decisão injusta e rídicula. E à sua maneira fizeram o seu protesto. Pena o sector estar a meio gás no apito inicial mas foi visível e audível. Á nossa maneira!!!
PS1: Lembram-se de os adeptos do SL Benfica não poderem estar presentes no jogo no Dragão (excepção feita a uma centena e meia de DV e alguns NN) porque houve quem se esquecesse de pedir os bilhetes dentro do prazo estipulado? Adivinharam. Foi exactamente este senhor...
Demasiado Fiéis Para Desistir !
"Velho Estilo"
Grande texto...Só agora entendi o porquê da ausência de faixas... Deve ter sido da febre e não percebi no momento. No entanto este comentário é para te colocar uma questão: a "mente que brilha" é um contratado da prosegur?
Parece-me simples a resolução do problema: Essa empresa como prestadores de serviços que é, tem que prestar os melhores serviços. Se o Glorioso SLB disser que não quer esse individuo como responsável pela segurança eles terão que o substituir.
Cumprimentos Gloriosos
Nops.
É funcionário do Sport Lisboa e Benfica... E mais não digo :)
Carissimo
Então aí ou o LFV percebe que mais uma vez houve um erro de casting ou então só mesmo "forçando" o sr. a sair!
Saudações
É como se cantou ontem VE.
BENFICA É NOSSO!
Mais tarde ou mais cedo esse cancro vai acabar por sair. E nós continuaremos a apoiar aquilo que realmente amamos.
Comentar post