Quinta-feira, 3 de Fevereiro de 2011

Em primeiro lugar quero pedir desculpa pela falta de actualização do Blog. Nem sempre há inspiração e escrever por escrever nunca me pareceu uma boa forma de gerir este espaço.
Depois quero pedir desculpa pelo tom mais “intimista” deste post. Hoje apetece-me ser assim. A brilhante vitória de ontem influenciou é certo, mas já ando para escrever neste tom há algum tempo.
Há uma frase de um dos meus filmes favoritos que me ecoa na mente sempre que me perguntam o porque de já na casa dos 30’s e com outras responsabilidades na vida ainda andar nesta “vida” de a uma quarta feira à noite me juntar a outros bons milhares e ir para a cidade do Porto ver o meu clube. As pessoas “normais” não entendem porque renego o conforto do lar, do sofá e da tv para trocar por tudo aquilo.
“but what they forget -is the pleasure of it.otherwise we wouldn't do it. After all, we're not fucking stupid”
A frase que o Mark Renton (Ewan Mcgregor) profere no Trainspotting é a imagem real do que sinto. Neste caso específico fala de Heroína. Num consumo exacerbado de. No meu (ou nosso caso) é o Benfica. E mais que isso. É o sentimento de pertença a algo. Um grupo. No nosso caso, um grupo de amigos.
Passado todos estes anos o meu grupo, os Diabos, volta ao ponto no qual o conheci. Pessoas mais novas, pessoas mais velhas, uns do norte, outros do sul, vários do estrangeiro. Quase todos se conhecem. Quase todos são amigos fora da bola.
Esta semana enquanto jantava em minha casa com um velho amigo do início da minha estadia no grupo dizia-lhe isso. Concordávamos nisso. Os Diabos estão a caminhar para um ideal de Grupo Ultras que sempre me pareceu o mais correcto. Podemos estar limitados pelas restrições “legais”. Podemos estar em números muito mais pequenos que no início da década, mas meus caros, isso nada significa para quem tem partilhado a nossa bancada, muito particularmente nos jogos fora de casa. Onde as viagens aproximam as pessoas e criam um Grupo muito melhor. Onde as dificuldades nos unem.
A todos vocês, os Diabos Vermelhos, os meus parabéns. Um passo em frente. Acreditem.
Falando de ontem, e voltando à frase do Renton, foi daqueles dias e noites que todos (os 2000 presentes) vamos recordar. Nem o habitual comportamento selvagem do Corpo de Intervenção da PSP (que continua a achar que todos os elementos das claques devem ser tratados como gado) consegue apagar uma noite brilhante. Brilhante porque foi vitoriosa em todos os campos. No de futebol e na bancada. E brilhante também pela raridade. Apenas vi o Benfica vencer 2 vezes no Porto. E poucos são os que conheço que viram as 3 últimas vitórias (a do César Brito, a do Nuno Gomes e esta… a do Jorge Jesus).
Ontem enquanto via a bola do Coentrão entrar lentamente naquela baliza senti um aliviar de pressão. Quando o Javi Garcia marca o 2º golo do Benfica e me sento a chorar de alegria abraçado a algumas das pessoas que me são mais próximas senti-me a pertencer a algo muito forte. E com um enorme orgulho em partilhar aquele momento ao frio, na cidade do Porto, a mais de 300 Kms do meu sofá onde neste momento escrevo estas linhas.
Não tenho muito mais a acrescentar acerca de ontem. É daqueles momentos de pura magia que merecem e ser vividos e não contados. É daqueles momentos que tens orgulho em dizer aos teus amigos “Sim, estive lá e garanto-te que não sou fucking stupid !”
CARREGA BENFICA !!!!
PS: É importante entender que a eliminatória da Taça de Portugal ainda está a meio. É importante manter os pés no chão. Estou confiante que vamos ao Jamor. E que vamos vencer a Taça de Portugal. Mas nunca fiando… O Futebol Português está farto de nos pregar partidas…
De
T a 3 de Fevereiro de 2011 às 22:43
Festejei com vocês!
De Anónimo a 3 de Fevereiro de 2011 às 22:59
Obrigado por mais 'um' texto, obrigado pela sabedoria, obrigado pela experiência e o obrigado pela amizade.
Demasiado Fieis Para Desistir!
Diogo
De Anónimo a 4 de Fevereiro de 2011 às 02:26
Apesar de acompanhar outro Grupo.
Mt BOm, ate me arrepio.
Continua a escrever.
Acredita que tas nos meus favoritos.
Afinal eu SOU BENFICA e NÓS Somos BENFICA.
Eu tive lá....
De Daniel (Fofa) a 4 de Fevereiro de 2011 às 10:59
Senti a mesma coisa, o ano passado em marselha. Tambem tenho orgulho de te contar como amigo, e gostei muito o tom deste post. Diabos Paris
De Anónimo a 4 de Fevereiro de 2011 às 14:40
Lindo voltar a ver esta Faixa...
De RSA a 4 de Fevereiro de 2011 às 17:03
Muito bom....
Rumo ao Jamor....
De Anónimo a 4 de Fevereiro de 2011 às 23:41
Neste teu texto resumiste o amor que nos une pelo Benfica! Alias só te contrario num detalhe, em vez de não sermos fuckin stupid, até acho que somos fuckin smart em procurar viver estes momentos nas nossas vidas que nos vão dando integridade e carácter! Que orgulho!! Grande viagem, grande vitoria!! VIVA O BENFICA
De Anónimo a 8 de Fevereiro de 2011 às 13:57
sempre bom ler o que dizes
Comentar post