Quarta-feira, 6 de Fevereiro de 2008

Contestar É Preciso

Em primeiro lugar há que esclarecer que é o dever de qualquer ultra contestar sempre que necessário a política desportiva do Clube ou da SAD. É também dever de todos não ceder a pressões nem a pedidos ou promessas que cortem a independência de cada um e o direito de ser livres no apoio ao clube que se ama. Neste caso, o Sport Lisboa e Benfica.

O Benfica está acima de qualquer Presidente, jogador, treinador ou dirigente. O Benfica é tudo. Representa mais que uma centena de anos de luta de gente simples que vive o Benfica nas escolas, nos empregos, nas prisões,nos hospitais, seja em Portugal ou no Estrangeiro. O Benfica são os adeptos.

O que se vem assistido “neste” Benfica é a cada vez maior substituição do Adepto pelo Cliente. O Benfica deixou de ter adeptos. O Benfica passou a ter clientes de Kits, de Agências de Viagens, de Lugares Cativos, de Bancadas PT’s, Coca Cola, Sagres ou Sapo ADSL (Sapo… esse animal verde…). Agora até temos uma Loja do Sócio. Deixou de ser o “Atendimento”. Passou a ser a “Loja”. Esta mesma direcção já demonstrou vontade de “vender” o nome da nossa Luz. Não se esqueçam disso…

O que se passa neste Benfica? Tudo dorme? Tudo debate a situação do Clube nos Fóruns, Blogs ou nos comentários dos jornais. Tudo opina. Ninguém faz algo. Tudo está bem. A letargia do 2º lugar (por mera sorte…) com o discurso do mal menor da “Champions League” adormeceu os Benfiquistas? É isto que queremos para o nosso Benfica? É este o Benfica que queremos?

É verdade que o Benfica melhorou financeiramente nos últimos anos sob a gestão do Presidente Vieira. Essa verdade parece inegável. Esperamos que assim mesmo seja, já que o “caso BCP” demonstrou para os mais incautos e menos “batidos” dos meandros económicos que em contabilidades é possível tudo mexer. Esperamos que não seja essa a situação do Benfica, mas assim sendo como se explica que Domingos Soares de Oliveira diga que temos 20 milhões para reforços e andemos a minguar para comprar o Makukula? Que não tenhamos capacidade para adquirir o extremo direito que tanto necessita o Benfica? Todos falam sobre isso. Todos reconhecem isso. Mas ninguém faz algo… Tudo dorme. Inclusive o maior clube português.

A presença de 8 adeptos do Benfica no Centro de Estágio do Benfica só peca por tardia. Esta SAD já deveria ter sido contestada quando comprou os Marcos Ferreiras e afins. Quando comprou um ponta de lança no México e o recambiou 6 meses depois (à semelhança do Bergessio), quando promove uma pré-época vergonhosa, com um despedimento (incrível no timing) de um treinador que apesar de nem todos convencer era Benfiquista (isso não serve para tudo obviamente…), fez este plantel e até meteu a equipa a “jogar à bola” durante parte da passada temporada. Despediram o Fernando Santos e foram buscar o Camacho. Perguntamos… Quem é este Camacho? Onde está o Camacho cheio de “ganas”, que suava no banco jogo após jogo, que gritava com os jogadores? Quem é este? Pois… foi mais um enganado por esta SAD de oportunistas de cores diversas que ocuparam o Benfica, com o silêncio dos Sócios e com o beneplácito do Presidente Vieira. Este Camacho sente-se enganado. O sorrir simples no Seixal quando confrontado com essa situação chegaram para comprovar para quem esteve presente. Se os sócios continuarem a dormir, o próximo a ser usado e enganado vai ser o NOSSO Rui Costa.

Qual é a culpa do Presidente LFV? O assobiar para o lado, o ignorar dos sócios, o constante prometer de novos ciclos e de equipas fantásticas. Isso mata-o e mata o Benfica. O futuro tem de ser construído hoje. Sem Vieira? Não necessariamente, mas tem de ser OUTRO Vieira. Um Vieira que não seja arrogante, um Vieira benfiquista, um Vieira que oiça os sócios e as críticas e especialmente um Vieira que deixe as competências para quem as tem. E já agora que deixe de aproveitar qualquer brilhozinho do Benfica para tentar brilhar também. Já chega. Os Adeptos já não querem isso. Querem trabalho, vitórias e um Benfica com benfiquistas. O que o Presidente Vieira fez no Seixal foi o espelho do que é. Acelerou o seu Mercedes (fuga para a frente) e ia atropelando quem lá estava (podia ser o Fernando Santos por ex…). Talvez parar para reflectir lhe fizesse bem. A forma como preparou a sua “fuga” do Centro de Estágio (com o “suspeito” levantar da cancela uns minutos antes e um Mercedes a surgir do nada em alta velocidade) demonstrou o peso que tem na consciência. Ao contrário do Camacho e dos elementos do plantel e do Sheu.

Uma palavra especial para 2 deles:

- Nuno Gomes: demonstra ser muito mais Capitão que o seu antecessor. Sente o clube, vive o Benfica e preocupa-se com o Clube. Pode não jogar o que todos esperam dele, mas será que o Benfica vive melhor sem a sua força no balneário? Lembram-se do jogo do Bessa que ditou o despedimento do Fernando Santos? Lembram-se das palavras do Nuno Gomes? Deviam recordar…

- Rui Costa: Um Senhor. As palavras dirigidas ao grupo de adeptos, o desabafo, a opinião do que se passa no Benfica, a forma como recebeu o grupo demonstra e a forma como respondeu a todas as perguntas, como explicou tudo e como projectou o futuro demonstra tudo o que o Rui Costa é. Não vale a pena procurar mais. O futuro do Benfica passa mesmo por ele. Esperemos é que não se sirvam dele para o continuar da política de erros que delapidam o património do Benfica e o investimento mensal dos associados em contratações magnânimas que só servem para encher o bolso a empresários e comissionistas.

Será fácil criticar o grupo que esteve presente no Seixal. Será fácil apontar com o Estádio da Luz, o Centro de Estágio e a recuperação económica. É verdade. Mas também é verdade que o Benfica não ganha. Não necessariamente todos os anos (como todos obviamente queremos) mas com uma periodicidade aceitável para um clube com os pergaminhos do Sport Lisboa e Benfica. E isso não acontece. O grupo de jovens decidiu abdicar da sua manhã de feriado e ir para o Seixal aguentar várias horas a levar com chuva e “prosegur’s” ( a guarda pretoriana do Benfica) apenas e só para mostrar uma frase, desagrado e serem ouvidos por quem de direito. Sem insultos para quem respeitou. E sem quaisquer apoios ou pressões por parte de “oposições no Benfica”. São independentes. Sócios e com cativos. Lutam por um Benfica melhor. Seja o que isso for nos seus corações.


Carrega Benfica !!!!

publicado por velhoestilo às 22:01
link do post | comentar | favorito
5 comentários:
De Vitor a 7 de Fevereiro de 2008 às 13:27
Excelente...nao nos vamos resignar...nos somos o Benfica, Forca


De NM. a 9 de Fevereiro de 2008 às 15:26
sem saber ja tinha escrito um texto à já algum tempo , e só agora li o teu , o que o torna bem parecido com o meu. :)

Velho estilo Velhas maneiras...

Parabens Grande texto


De Pelicano a 11 de Fevereiro de 2008 às 10:41
Já há algum tempo que tenho vindo a afirmar que, noutros tempos, já haveria manifestações. Os 100 metros do balneário para o campo 3 com a pressão dos sócios é inexistente no presente. A espera na porta principal também. O Benfica anda adormecido!


De NM. a 11 de Fevereiro de 2008 às 17:33
Pelicano , a antiga luz tinha 1 saída ... esta tem pelo menos 3. :|


De Pelicano a 12 de Fevereiro de 2008 às 01:44
... e directas para bem longe do estádio...


Comentar post

.pesquisar

 

.Abril 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29


.posts recentes

. Game Over... Insert Coin....

. A ingrata final

. De Londres a Lisboa...

. Á Campeão

. Um Campeão Renovou

. Até Quando?

. É OFICIAL

. Adepto

. Enorme Minoria

. Comunicado Diabos Vermelh...

.arquivos

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.tags

. todas as tags

.links

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds