Quarta-feira, 27 de Maio de 2009

O Respeito Existe?


Nos últimos dias tenho lido com atenção todos os textos que vão publicando na Blogosfera que tenho como referência. Falo de blogs como a Tertúlia Benfiquista, o Geração Benfica, o Mágico SLB, o BNR B o Benfica 365 e até o Novo Benfica (apesar de em certas franjas não ser muito popular) e claro, o Blog do António Boronha que como “lagarto” não deixa de ter sempre uma opinião (e distanciamento) a ter em conta.

Todos têm opiniões díspares (por vezes mesmo entre escribas dos mesmos blogs, o que é uma imagem salutar do pluralismo que se quer para o Benfica) e isso ajuda sempre a pensar em todos os motivos, todas as razões e todas as correntes que hoje em dia (e mais que nunca nos últimos anos) vão afectando o Benfica.

Já há algum tempo que penso (e escrevo…) que o real problema do Benfica não são os treinadores, jogadores, directores desportivos e mesmo os Presidentes. O problema somos nós. A maior massa adepta do país que em passes de mágica abdicou do estatuto de Adepto para o de cliente / consumidor de kits e ilusões. Estamos finalmente (?) a acordar mas até quando? Temos futuro como grande clube?

Ontem uma palavra estava constantemente a ecoar me no cérebro. Respeito.

E porquê “respeito”?

Porque o perdemos.

Perdemos o respeito pelo Benfica. E como tal o Benfica não se dá ao “Respeito”!

Este mal não é de agora.

Lembram-se do Futre ser um símbolo dos Tripeiros e ser ovacionado de pé na Luz no jogo para a Taça com o Porto? (eu lembro-me, estava lá e ovacionei…). Lembram-se do Artur Jorge e do “O Benfica é um Circo”? Lembram-se do Ivic e de querer reduzir os limites do campo da nossa Luz? Lembram-se do Fernando Mendes e do “Benfica é um clube foleiro”? Do Eydelie treinar com a camisola do Benfica? Do Stanic não servir para o Benfica e ir para o Chelsea? Do “novo Eusébio” Akwa? (como se uma heresia dessas fosse possível de pronunciar) Do Professor Neca a ministrar treinos? Do King emprestado pelo Farense? Da maneira como o Mauro Airez chegou ao Benfica? E o Paulo Madeira? Do Marinho e do Amaral? Da maneira como “fugimos” ao pagamento do Poborsky? De irmos comprar o Cadete, um símbolo do Sporting? Da aquisição em pacote de Alverca de (salvo erro): Artur Futre, Amoreirinha, George Jardel, Andersson Luiz e Ronald Garcia? Do Bibi entrar por um treino dentro? De irmos buscar símbolos do Porto como o Drulovic? O Zahovic?

Poderia também fazer uma lista da quantidade de jogadores que foram comprados e nunca jogaram no Benfica mas nem quero ir por aí.

Onde quero chegar é que apesar de todos estes erros, todos estes momentos na história recente do Benfica ainda vejo em Fóruns e Blogs de Benfiquistas a defenderem Azenhas, Domingos e Jorge Costa para treinadores do Benfica. Está tudo louco?

Perderam a noção do que é o BENFICA?

Comecei a ir à Luz em 1989/90. Vou vos dar uns nomes dos jogadores que vi jogar nessa época: Bento, Ricardo Gomes, Aldair, Veloso, Chalana, Diamantino, Thern, Paneira e Valdo, César Brito, Magnusson e o Vata (excluo o Paulo Sousa e o Pacheco por serem uns ranhosos).

Estão a perceber o que é o BENFICA?

Estão a perceber a bitola à qual foi habituado?

Estão a perceber a quantidade de jogadores portugueses que estão na lista? (e os que não eram portugueses eram INTERNACIONAIS de selecções a sério – não vejo ali internacionais da Guiné Equatorial ou do Djibouti).

Estão a perceber que perderam a esfera de influência no futebol português porque abdicaram de se reforçar no Boavista, no Braga, no Portimonense, no Vizela e se vão reforçar no Rosário Central no Corinthians Alagoano e no…Cluj? (Clube que supostamente tem um protocolo anunciado com pompa e circunstância com o Benfica e que agora mete entraves a uma transferência anunciada).

Custa darem-se ao respeito?

Custa perceberem que têm putos nas camadas jovens com qualidade, que se devem juntar a uns quantos jogadores portugueses de qualidade e para virem estrangeiros têm de ser mesmo bons?

Custa perceber que o processo de evangelização do Simão Sabrosa não resulta sempre com jogadores que passaram em agremiações de valores díspares dos nossos?

É assim tão difícil perceber isso?

Já não chega estes anos de travessia no deserto?

Já não chega de dirigentes que eram / são adeptos de outros clubes no Benfica? Não percebem que o “delta” entre o profissionalismo e o Amor ao Benfica é o que faz a diferença?

Não vos custa que um treinador de um clube que nunca ouvi falar como o FC Metalist Kharkiv chega à nossa casa e goza connosco?

Custa perceber que andaram anos para arranjar um ponta de lança pós Rui Aguas, arranjaram o Van Hooijdonk, mandaram-no embora porque não havia papel e agora que arranjaram outro (e nem me façam falar dos Karadas e dos Pringles senão fico doente…) já se fala que o querem despachar?

Está tudo louco?

Os Jornais escrevem o que bem lhes apetece e não há contraditório? Há comunicados inócuos para a CMVM que nem valem o papel em que são escritos?

Bolas Rui, estás à espera do quê?

O Benfica merece respeito.


PS: Estou em dívida com algumas pessoas que me enviaram material para o Blog relativamente a posts. Não estão esquecidos. E agradeço publicamente.
publicado por velhoestilo às 10:42
link do post | comentar | favorito
19 comentários:
De Pain a 27 de Maio de 2009 às 10:47
Claramente o melhor post que li neste mês de loucos. Parabéns pela clarividência


De Anónimo a 27 de Maio de 2009 às 11:20
Benfica, para onde caminhas?
Quando achamos que é impossivel bater mais no fundo... constatamos que estamos errados e que SIM! é possivel descer ainda mais!

Rui, afasta-te do Vieira... por favor!


De Anónimo a 27 de Maio de 2009 às 12:27
O Rui Costa ou se afasta do vieira ou vai ao fundo com ele.O Benfica é maior que qualquer um dos dois.O Benfica somos nós,os socios,nós pagamos,nós mandamos,o cliente tem sempre razão.
Enquanto o viera nao for com o caralho nunca vamos ser GRANDES,pois ele ta cheio de podres e telhados de vidro e nunca pode se esticar muito senão o porco lá de cima chantageia o.Para alem disso o vieira so se intressa do Benfica para os negocios de contrução civil em angola,para vaidade e pouco mais.
Alem disso é um frouxo,um chibo pois chiba os adeptos á bofia,não percebe um caralho de futebol.
Temos que equacionar fazer um golpe de estado no Benfica.
NN,DIABOS,CASUALS, e mais alguns socios de renome e pomos isto nos eixos.
O Rui Costa tem que se decidir ou é Benfiquista ou é vieirista.


De NM. a 27 de Maio de 2009 às 13:44
http://www.pavilhaodaluz.blogspot.com/

Novo Blog que acompanha exlusivamente as modalidades do benfica :)

sem querer fazer pub , aqui fica . Abraço


De Velho Estilo a 27 de Maio de 2009 às 14:14
"O Rui Costa tem que se decidir ou é Benfiquista ou é vieirista."

Quem fala assim...

Abraço


De Anónimo a 27 de Maio de 2009 às 16:24
VE

Mais do que uma vez disse entre os meus e em comentários, penso que até aqui, que somos os PIORES adeptos do mundo!Curioso que vou à bola desde 88/89 3.º Anel Benfica Leixões. Mats vinha da operação ao joelho. Samuel lesiona-se na 1ª parte e o pessoal fica a tremer porque se calhar o Mats já não entrava. Era diferente... As coisas Mudam, mas o respeito podia-se manter.
Eu gosto muito do Rui, mais pelo Benfiquismo, que sempre soube tratar e cultivar do que propriamente de tempo jogado na Luz, mas no sábado referi ao um amigo: o Gajo (rui) falhou. Não defendeu o Quique, nunca deu a cara. Não basta estar atrás da baliza a festejar golos ou a roer as unhas na bancada! Tem que ser mais do que isso.
Adoro o Rui! Mas as minhas quotas andam-lhe a pagar o ordenado portanto exigo-lhe resultados. E ele não os teve. Acho que fruto da experiência fez merda esta época. Não mostrou nada!
Em relação a ser vieirista! Penso que é Benfiquista, mas tb penso que tem palavra e não lhe virará as costas.
A ver!

PS: Para mim o Quique ficava. E não o aplaudi no sábado. nem ele, nem nunca aplaudi o Derlei (que te esqueceste de referir como exemplos de traidores no BENFICA)

TX


De Anónimo a 27 de Maio de 2009 às 17:32
e lembras te do regresso do maior traidor de sempre do benfica (ou dos maiores mas para mim é o maior) á maior falta de respeito que essa?

de seu nome rui aguas esses grande palhaço e pior que ele é quem o foi buscar pela primeira e pela segunda vez foda se os benfiquistas nao teem orgulho nao teem ego amor proprio? memoria?
foda se no benfica faz se festinhas aos inimigos e acolhem se traidores alem de andar mos montes de vezes a ser comidos por lorpas (rui aguas, dito, maniche,rodriguez entre outros) foda se os dirigentes do benfica sao atrasados mentais ou fazem se é por isso o benfica é governado á muitos e muitos anos por anjinhos para nao chamar paspalhos uns pouco tem de benfiquistas outras talvez nada e orgulho parece que nao teem nenhuns

quanto ao ir buscar simbolos rivais olha se te viessem contratar o eusebio para treinador do sporting?
ficavas doente ou morrias mesmo caso ele aceita se nao era .
e se ele fosse campeao entao morrias de certeza ou ias matar alguem decerteza
pois é eu nao me importo de navalhar o orgulho dos rivais e se possivel pelas costas claro que nao vale a pena contratar merdaaaaaa (drulovic , zahovic , derlei etc sao velhos e rebentados )o problema nao é contartar no rival é contratar merda que é aquilo que os dirigentes do benfica melhor fazm em todo o lado
maniche nao era velho , rodriguez tambem nao etc claro entre esses tambem levaram merda pois tripeiro que se preze até a merda q se caga na luz eles querem .


sabes que bella guttman antes de treinar o benfica treinou os porcos?
e o benfica foi busca lo para ser campeao europeu e mais tarde ja velho la foi parar pq eles na altura eram como o benfica uns atrasados q nao sabiam o que faziam é o q nós somos agora

o benfica quando era ganhador e mistico convertia qualquer um o problema nao está ai o problema esta que nao á lideres e a mistica está enterrada
toni que ja chorou por causa do benfica como um menino ainda por cima em frente ás cameras numa entrevista ja disse uma vez que nao era benfiquista desde pequeno e quem dera que todos os benfiquistas fossem tao benfiquistas como toni
(e por falar em toni treinadores campeoes no benfica é para a rua por isso o benfica é um clube bestial quer dizer conduzido por grandes bestas quadradas aquele damasio era só quem lhe parti se os dentes)

vieira nao sabe o que anda a fazer e rui costa deve andar sem dormir e nao deve saber para onde se virar
o rui meteu se numa que nao merecia

rui pensa a melhor maneira de saires desse barco e com poucos danos porque os benfiquistas ainda aceditam em ti nao te deixes queimar

norte vermelho


De Anónimo a 27 de Maio de 2009 às 23:49
www.petitiononline.com/am9m1596/petition.html divulga sff


De Velho Estilo a 28 de Maio de 2009 às 08:59
O Rui Aguas? Não comento por respeito ao pai.

O Guttman? O Porto nessa altura era um Boavista...


De Anónimo a 28 de Maio de 2009 às 17:20
sim respeito ao pai sim
mas esse palhaço nao pensou em quem tava aatraiçoar da maneira que atraiçoou e tambem nao se lembrou do paddado de seu pai etc
é um traidor nada mais traidor e daqueles que sao mesmo miseraveis

o porto era um boavista mas ja tinha estadio primeiro que o benfica etc
e ja agora o benfica esta transformado em quê ?
num guimaraes

mas nao quero debater pontos de vista apenas deixar o meu bem frisado
eu até perdou ás vezes certas pessoas pois merda todos fazemos e muitas vezes sem malicia sao mal entendidos ou nao pensamos bem mas traidores nunca puta que os pariu


Comentar post

.pesquisar

 

.Abril 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29


.posts recentes

. Game Over... Insert Coin....

. A ingrata final

. De Londres a Lisboa...

. Á Campeão

. Um Campeão Renovou

. Até Quando?

. É OFICIAL

. Adepto

. Enorme Minoria

. Comunicado Diabos Vermelh...

.arquivos

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.tags

. todas as tags

.links

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds