Há 17 atrás o Benfica recebeu (e venceu) na velhinha Luz uma espécie de Chelsea da época. Era o Parma, equipa capitalizada pelos milhões de liras (milhões ou biliões ???) da Parmalat e que ainda no tempo dos 3 estrangeiros tinha o Sensini, o Asprilla e o Brolin (pré-gordo) e o George Grun como joker. Tinha ainda uns italianos de renome como o Zola, o Minotti, o Apolloni, o Matrecano, o Benarrivo, o redes Bucci (ainda há pouco tempo jogava na Serie A…), o Crippa, o Melli e o Di Chiara. Quase todos italianos que passaram pela selecção ou quase…
O Benfica tinha uma equipa igualmente brilhante, mas no meio de alguns craques (Mozer, Hélder, Rui Costa, João V. Pinto, Kulkov, Yuran, Schwarz, Paneira e Isaias) havia também muito em final de carreira ou que pura e simplesmente estavam ao nível de um qualquer Luis Filipe ou Menezes (o Abel Xavier….sim … esse, o Abel Silva, o Nuno Afonso, Kenedy, Simanic, Hernani, o albanês Abazaj, o César Brito e o Rui Águas).
Vencemos 2-1 na Luz. Golos do Isaias. O Zola empatou e o Rui Costa marcou o segundo do Benfica. No final o Paneira falhou um penalty que porventura seria o passaporte uma final europeia…
Na segunda mão assisti ao jogo pela TV… Uma tarde em Parma em que a 15 minutos do final o Mozer é expulso e o Sensini faz 1-0. O Parma apurou-se para a final e perdeu 1-0 com o Arsenal (que salvo erro tinha eliminado o …Antwerp…).
Lembro-me de uma Luz cheia. De uma enorme onda de entusiasmo. E dos Parabéns cantados ao Rui Costa. Lembro-me dos BOYS Parma e dos Crusaders (e de um gajo na antiga Raça Benfiquista fingir que ia queimar um cachecol dos Crusaders ao Aquários que tinha trocado por um do Benfica).
Lembro-me de um Benfica com dimensão europeia e com SÓCIOS a condizer.
Amanhã o Benfica disputa mais uma meia-final europeia. Não temos o Neno mas temos o Roberto, não temos o Abel Xavier mas temos o Maxi Pereira, não temos o Mozer mas temos o Luisão. O Jardel no lugar do Hélder e o Coentrão no lugar do eterno Veloso. Temos o Javi em vez do Kulkov, o Aimar em vez do Rui Costa, o Gaitan em vez do João Pinto e o Carlos Martins em vez do Paneira, não temos Isaias nem Yuran mas temos Saviola e Cardozo… e no banco o Jesus em vez do Toni…
Como é possível não ter um Estádio da Luz a rebentar pelas costuras de forma a mostrar a este fóculporto B qual o seu lugar? Como podem perder a hipótese de vingar a humilhação a que estes parolos nos sujeitaram na Pedreira com as suas musiquinhas pimbas, as pedradas e as bolas de golf?
Eu não consigo entender… Menos de 60.000 é uma derrota do Benfiquismo… Eu não alinho nisso…E tu?
Resumo do jogo… E da Luz..
Aqui.
De Teixeira a 27 de Abril de 2011 às 13:39
Estive tambem nesse jogo com o Parma na Luz...foi aquele que considero o jogo da minha vida,na altura era novo(14 anos) e nao ia tanto á Luz como vou hoje,mas adorei o estadio cheio,aquele ambiente dos jogos europeus e o cantar de anos ao Rui Costa foi algo enorme...faço-te apenas um reparo,o Mozer nao foi expulso a 15m do final mas sim aos 15m de jogo... Abraço e Rumo a Dublin
De Anónimo a 27 de Abril de 2011 às 14:04
eu estive no jogo fora!
otto
NN Lux
Eu também não alinho.
De Joase a 27 de Abril de 2011 às 15:25
Esperemos que assim seja....casa cheia pelo SLB.
Precisamos e muito de todos a cantar a uma só voz.
Um apontamento em relação ao preço do bilhete. 2500 escudos.
Para este jogo são 15 euros...17 anos depois.
CARREGA BENFICA
De
Joli a 27 de Abril de 2011 às 17:55
Também estive neste jogo, grande loucura, mas nada comparado com isto http://www.youtube.com/watch?v=R3WP_YilYPY
Sobre a assistência de amanhã convém não esquecer que estamos a dia 28, muitas pessoas ainda não receberam e não têm dinheiro.
Só este mês façam as contas em quanto ficou apoiar o Benfica. Ir ao futebol é cada vez mais um luxo que nem toda a gente se pode dar.
De Anónimo a 28 de Abril de 2011 às 02:58
Este texto fez-me mesmo pensar, e relembrar esse jogo e o meu BENFICA dessa época.
Em relação ao preço do bilhete, até não subiu muito passados 17 anos.
CARREGA BENFICA
Comentar post