este momento e as nossas expectativas não saíram defraudadas. Não só estaríamos presente a melhor curva italiana da actualidade (ao nível apenas o Napoli) assim como era uma excelente oportunidade de rever na nossa cidade amigos feitos ao longo de deslocações por essa Europa fora. Tirando o facto de o primeiro encontro ser feito à mesa com mais de 40 pessoas a assistir à derrota em Glasgow, o resto foi quase perfeito. A estadia foi feita de enorme convívio e muita conversa acerca das semelhanças e diferenças entre ambas as “cenas”. O Bairro Alto foi ponto de passagem. Assim como uma almoçarada à beira Tejo. No dia do jogo conseguimos uma excelente concentração “selvagem” de 70 ultras assim como uma deslocação para Alvalade que (ao contrário do que os “controladores” desejavam) terminou em Telheiras e não no Campo Grande. Pequeno cortejo sem qualquer tipo de oposição até ao estádio de Alvalade. As horas que passaram junto às barracas de “comes e bebes” também foram sem qualquer tipo de problemas, mas algo seria difícil de acontecer tal o elevado controlo policial que existia no perímetro do Estádio. Os Romanos eram simplesmente seguidos para todo o lado que se deslocavam. E a nossa presença foi rapidamente notada.
Entrámos no Estádio e colocamos o nosso pano. A nossa presença e o reconhecimento de amizade por parte dos “gialorossi”. Surgem os primeiros problemas. Os elementos da Brigada Ultras (???) Sporting pura e simplesmente lembram-se de “bufar” a nossa presença e exigir (!!!!) à PSP (!!!!) que retirássemos o nosso pano. Recebemos ameaças de apreensão do mesmo. Com que bases? “É um incentivo à violência”. Por amor de Deus, em que país estamos ???? Isto completado pelo simples facto que um dos BUFOS (o mais activo por sinal) estava equipado para apoiar o Sporting com uma camisola do Celtic de Glasgow e com um cachecol “Anti- Benfica”. Ultra ? Bufo? Palhaço? Não sabemos. Perdeu foi uma boa oportunidade para estar calado. E respeitar uma amizade (em termos pessoais) que existe e se encontra consolidada. As amizades, como as rivalidades, fazem parte do Movimento Ultras. E merecem respeito. Mas acredito que a questão de amizades seja um bocado confusa para os lados de Alvalade. Então a JL mostra uma frase a dizer “Viola Sempre” referindo-se à amizade entre Sportinguistas e Fiorentinos e a amizade não era com um ex-JL, ex-DUXXI, ex-cantor e actual escritor (!!!!) ???? E as ligações aos ultras do Inter ? Perfeita foi a frase da mesma JL a referir a amizade entre benfiquistas e romanos. Além de a reconhecerem de facto, permitiram que os “gialorossi” insultassem ainda mais com a nossa simbologia. O mais sincero obrigado !!!!
Tudo muito turvo para as bandas de Alvalade.
Assim como o cachecol que colocamos online, disponível aos milhares nas bancas de Alvalade. Reparem no pormenor do símbolo. É para isto que serve a legalização?
Falando do comportamento das curvas em si, os romanos em bom plano. Cerca de 1500 com os cânticos a serem divididos entre o pessoal da “parte basa” (onde estávamos) e os grupos Fedayn e Ultras Romani, que na bancada de Alvalade ficaram junto ao relvado. A primeira parte foi boa, mas após a reviravolta do Sporting foram um pouco abaixo. É obvio que o empate nos últimos minutos inverteu a situação e os romanos terminaram em grande estilo.
Do lado sportinguista uma surpreendente prestação do DUXXI. O grupo sem dúvida mais constante. Boa surpresa. De resto nada a assinalar. Na JL longe vão os tempos gloriosos, a Torcida mais do mesmo e a Brigada não vai longe com as atitudes que tiveram. Para serem iguais à TV em atitude (de merda…) não valia a pena se separarem…
No final da partida algumas ameaças de escaramuças nas escadarias do Alvaláxia junto à sede da JL. No entanto nada demais, senão os típicos insultos e uns arremessos esporádicos de objectos. Só deixamos uma questão em aberto. Se a ordem dos jogos fosse a inversa, será que os ultras sportinguistas teriam a mesma atitude provocatória? Duvidamos…
ria dos média. O Sr.Laurentino que gosta de aparecer a falar das claques prestou declarações vergonhosas. Os Media abafaram a questão de algo mais importante que qualquer assembleia geral do SLB em que o presidente é insultado. Afinal, declarações irresponsáveis de um suposto responsável político praticamente caíram em saco roto. É mais importante a polémica do Blog ACAB Portugal. Digno de páginas de jornais e notícias de telejornal. Será que o “Portugal Democrático” que vai propor o encerramento do Blog ou a retirada das fotos e das ameaças aos polícias vai fiscalizar as páginas de Hi5 dos mesmos e ordenar a retirada das fotos das suas façanhas? Ou há moralidade ou comem todos…
assassinado na área de serviço de Arezzo. O movimento ultra italiano uniu-se em torno desta morte e o poder político de Itália uniu-se contra o movimento ultra. O ministro Amato continua a fazer das suas e algo me diz que alem das transfertas acabarem ainda vamos assistir a mais detenções (devido aos incidentes verificados após a morte do jovem em toda a Itália) e a mais leis repressivas. E também que a actual acusação de homicídio voluntário ao polícia vai se transformar em involuntário e … a ver vamos.
A segunda para a situação em si, e para o seu paralelismo ao que se passa em Portugal. Acreditem que uma situação destas é possível tal a paranóia com que actualmente se tratam os grupos organizados de adeptos. Fazem falta pessoas com a devida formação para lidarem com o fenómeno. Os Ultras não são nem bandidos nem criminosos. Seguimos apenas o nosso coração em prol de um clube. Quando entenderem isso conseguem entender quase tudo. Em Portugal, em Itália ou no Paquistão.
PS: em relação à situação dos grupos benfiquistas muito se tem internetespeculado, mas até agora nada de fumo branco…
. Game Over... Insert Coin....
. Adepto
. Comunicado Diabos Vermelh...