
Escrever acerca de um derby nesta fase da vida de ambos os grandes lisboetas é extremamente fácil para a posição de um Benfiquista. É nos fácil escrever porque vencemos, porque fomos melhores e porque o futuro não se revela mesmo nada risonho para o nosso maior rival histórico.
Isso é o primeiro facto a lamentar. E sem ponta de ironia. A fase em que se encontra hoje o Sporting lembra-me o Benfica dos tempos do Damásio. Só que pior. Pior porque esse Benfica (dos King’s e Jorges Soares) ainda tinha o João V. Pinto, o Preud’homme, o Ricardo, o Valdo e outros jogadores de craveira mundial. Pior porque o futebol hoje em dia é muito mais financeiro. E pior porque, e isto visto do prisma “encarnado” em que me encontro, no Benfica havia sempre aquela “garra” de não deixar as coisas adormecer… No Sporting, reina a apatia. E, pelo pouco que analiso das candidaturas que vêm ai para o AlvaLIDL, meus caros “lagartos”…preparem-se para “mais do mesmo” ou …pior…

Dentro das quatro linhas é daqueles derby’s com pouca história. Dois golos do Benfica e apenas uma ameaça do Sporting. Esperava mais do Benfica sinceramente. Mesmo com a humildade de quem já assiste a bem mais que uma década de derby’s ao vivo e que sabe que tudo pode acontecer. A expulsão do Sidnei não estava no guião. Mas também acho que a eliminatória europeia da próxima quinta pesou no subconsciente. No entanto foi uma vitória daquelas “sem espinhas”. E o Jorge Jesus (sim, o mesmo dos 5-0 no Porto) a mostrar porque foi a melhor coisa que aconteceu ao Benfica nos últimos anos. Os jogadores “crescem” debaixo dos comandos do Jesus. E o Roberto continua a valer pontos…
Fora das quatro linhas não assisti aos primeiros minutos do encontro e por isso não faço ideia (apenas me contaram) se o espectáculo coreográfico dos grupos do Sporting foi de qualidade. E não assisti aos primeiros minutos do jogo (e ao primeiro golo do Benfica) devido ao “excelente” trabalho da PSP. Mas quanto a isso… já lá vamos…
Em termos vocais, mandou a rapaziada da Luz. O resultado ajuda, como sempre, mas também o espírito com que neste momento vamos ao AlvaLIDL ainda ajuda mais. Os cânticos de gozo na segunda parte são peremptórios. Notem bem… De gozo…
No entanto, e como o Fair Play para mim ainda não é uma treta (desculpa mister) queria destacar a Curva Sul de AlvaLIDL com o sinal mais da noite. A maneira como se livraram daqueles animais gratificados à cadeirada foi fabulosa. E mereceu os aplausos do sector “encarnado”. Estão a ver? Até conseguem através da bestialidade unir rivais antagónicos…
Voltando um pouco atrás… e falemos do policiamento. Não basta o Sr. Comissário, com aquele seu jeito de velhinho simpático vir justificar os actos dos seus “meninos” com as imagens da Juve Leo a correr com eles. Não não basta. É que para quem lá anda (e eu gostava que um dia, sinceramente, alguma comunicação social imparcial relatasse o que assistimos tanto no cortejo como nas bancadas) a atitude do Corpo de Intervenção (ou lá o nome pomposo que lhes dão actualmente… no meu tempo era Bófia de Choque) é de todo minimamente pacificadora, conciliadora e positiva. Vi pessoal a ser empurrado por ribanceiras abaixo, vi mulheres e crianças a serem agredidas, vi uma atitude SEMPRE agressiva e INTIMIDATÓRIA.

Sr. Comissário, eu sei que no tempo em que aderiu à PSP (e ainda deveria porventura estar o Salazar no poleiro) as coisas eram resolvidas à bastonada, mas faça um pequeno exercício e vá ver como a polícia trabalha na Inglaterra ou na Alemanha. E aprenda qualquer coisa. Ah… e lembre-se sempre que se a “malta” vai naquela caixa de segurança é porque quer… é um SERVIÇO que justifica o vosso salário ao final do mês, não o nosso. Já que é o vosso trabalho, ao menos sejam competentes na sua execução… Já que não serviram para mais nada na vida…
Carrega Benfica !!!!