Quinta-feira, 20 de Novembro de 2008

(Na vida como no Estádio. Ou és Polícia ou és Ladrão)
Tenho tentado evitar escrever acerca do assunto do momento. Apetece-me a postura Rui Loura. No dia em que “rebentou” o Apito Dourado este “jornalista” estava como pivot de um programa num qualquer canal da RTP. Um espectador liga e pergunta porque não falam do Apito Dourado? A resposta do douto jornalista: “Isto é um programa de futebol. Isso é um assunto de justiça”. Resposta lapidar de um “avençado” profissional.
Agora, passados quase seis dias desde que a mediática operação da PSP irrompeu pelos telejornais, e a poeira “assentou” o circo mediático volta-se para assuntos na realidade mais importantes: o Oliveira e Costa é detido no caso BPN, a Ministra da Educação recua nas exigências aos professores (acho estranho como uma das classes cuja vida consiste em avaliar se recusa a ser avaliada, mas enfim…) e a selecção perdeu (como se esperava…) com requintes de goleada com o Brasil.
Talvez seja o momento mais indicado para falar sobre isso. Mas queria a vossa atenção para algumas considerações:
- Acredito que a justiça é a pedra basilar de qualquer sistema democrático. (independentemente disso os autores do assalto de caçadeira em punho aos Diabos continuam provavelmente soltos apesar de identificados por uma testemunha) Pessoas que sejam responsáveis por crimes devem ser responsabilizados por tal. Mas apenas e só pelos que são responsáveis.
- Acredito que os jornalistas (como os magistrados, polícias, engenheiros, doutores, políticos etc) se dividem em bons e maus profissionais.
- Considero também que os jornalistas, como tal, têm o “dever” de informar. Acredito que não seja fácil o acesso a fontes credíveis, mas a calúnia, a mentira e especialmente o sensacionalismo nunca deveria ser uma opção.
- Considero que a violência gratuita é absolutamente estúpida e apenas geradora de mais violência.
- Finalmente, considero que a educação e formação é a principal lacuna dos portugueses.
Adiante,
A maneira como a vida privada dos envolvidos neste caso foi exposta na praça pública é vergonhosa. A maneira como o Benfica foi incluído neste caso mais vergonhosa é. Até ao momento nenhuma acusação foi deduzida mas todos estão culpados.
Querem exemplos?
Hoje almoçava sushi (Nota Para Jornalistas: sim, os gajos das claques também gostam de comida exótica) e na mesa ao meu lado dois homens falavam do “caso da semana”.
“Epah, esses gajos das claques. Uma vergonha. Viste o arsenal que tinham em casa? (Nota para Jornalistas: tacos de basebol que se vendem na Tbz? Pistolas de alarme?)”
Responde o outro. “Realmente. Sabes, esses gajos por mim eram todos apedrejados. “
“Podes crer. Olha, o Obama não quer acabar com Guantanamo? Metia-se essa escumalha lá”
Quando digo que todos estão culpados não falo das pessoas específicas. Falo de todos. Ou seja, mais uma vez, pela “infelicidade” das pessoas pertencerem a uma claque deixam de ter direitos. Todas.
Eu sinceramente estou cansado deste estereótipo. Irrita-me sobremaneira.
Querem outro exemplo?
Aqui este estaminé foi contactado pelo Expresso. Jornal que leio há mais de 3 anos com frequência semanal. Primeira frase do Jornalista: “Não sei se conhece o Expresso…”
“Não pah. Sou iletrado. Nem sei como consigo escrever aqui. Ah já sei. Uso o braço que me nasceu nas costas para teclar e verifico tudo com o olho que me nasceu na testa”´
Não usei esse tom de resposta. Simplesmente disse-lhe que conhecia o Expresso. Que gostava de A e não gostava de B no jornal ou na Revista. E assim ficou.
Gostava de ver mais alguém sem ser o habitue Daniel Seabra (homenagem lhe seja feita) a dizer as verdades. Não aquele discurso bacoco e gasto que os líderes “ultras” usavam de tempos a tempos em programas de TV “Ah, a violência é parte da sociedade”, “Ah, aqui o pessoal é mansinho”, “Ah, aqui não ganhamos dinheiro nenhum com a claque”. Essas “verdades” absolutas já não “colam”. Mas sim a verdade. Que as claques são um “melting pot” de várias tendências, culturas, gentes enfim…
Que é possível conhecer médicos (por falar nisso, parabéns MN), advogados, trolhas, desempregados, polícias (!!!), militares, estudantes, dentistas, jornalistas (!!!) bancários…enfim..tudo.
Digam isso. Digam isso e deixem de “escarrapachar” caras e nomes em jornais condenando pessoas antes dos seus julgamentos. E quando finalmente pararem de o fazer, pensem. Usem aquele órgão que porventura vos ajudou a tirar a carteira profissional. Percebam que as claques não são um problema (podem, isso sim, ter pessoas problemáticas, mas isso diariamente apanho no trânsito) e façam tão grandes manchetes com festa, bandeiras, cores e cânticos como fazem com tacos de basebol (parabéns a A BOLA por fazer 2 capas em menos de um ano dedicada a adeptos do Benfica e quantas ao Apito?).
Percebam que podem exterminar grupos mas não exterminam pessoas. Nem maneiras de pensar, percebe douto jornalista da Visão? Percebam que falam de um sociedade constituída por jovens que estão a ser formados em escolas sem condições, por pais que chegam do trabalho às nove da noite sem paciência para os aturar e que engolem todo o telelixo que a comunicação social lhes impinge.
Sejam profissionais. Custa-vos assim tanto? É que eu sou um gajo das claques e se houve coisa que me deixou triste esta semana foi ver um miúdo que nem 18 anos tem dizer: ”A nossa claque é fraquinha. Quero ser como aqueles que fazem merda”
Passa o tempo… Muda a gente… Mas há coisas que nunca mudam: os hipócritas!
Todos a Coimbra… Carrega Benfica !!!

PS: da quantidade de material (leia-se imagens, recortes, e-mails, etc - os quais agradeço ao pessoal) que recebi esta semana apenas usei duas (e a reportagem da Visão “apareceu” já estava a escrevê-lo). A primeira é de fácil interpretação mas para quem não o consiga fazer, eu explico: a linha que define de que lado está uma pessoa é ténue. Muito ténue. E depende de circunstâncias da vida. A segunda dispensa comentários. Uma merda. Basicamente.
De Anónimo a 20 de Novembro de 2008 às 22:27
hey!
Ja li o artigo dou ctg nesta visao e e totalmente vergonhoso... mas neste pais de merda e mesmo assim..
A LUTA VAI CONTINUAR
LUTA E RESISTE
LIBERDADE PARA OS ULTRAS
De Anónimo a 21 de Novembro de 2008 às 00:34
Simplesmente escandaloso! Apelo a todos os ultras que liguem para lá, escrevam mails! O direito à resposta está consagrado por lei! Insultos gratuitos não...
De algures em kaunas... a 21 de Novembro de 2008 às 01:05
Parabéns pelo texto,pela tua opinião(como sempre!)...Realmente neste nosso país é só imbecis a dar opinião sobre o que não sabem ou não querem ver.Os verdadeiros problemas sociais não são discutidos,não são relevantes...Tenho muito medo do futuro que nos espera,pois caminhamos a passos largos para um país de ignorantes,falsos doutores,para um país de hipocrisia total(se é que já não o somos!!!!)
Orgulho Ultra...ORGULHO BENFIQUISTA!
De Fred Sard a 21 de Novembro de 2008 às 02:33
A generalização que fazem é o que mais me chateia.
Parecem que são todos iguais. Saídos de uma linha de montagem prontos para assaltar, roubar e violar.
Coreografias? Cânticos? Apoio? Amor eterno a um Clube?
As claques são lá capazes disso. Isso é para meninos.
Alias, acho que nunca vi uma claque a cantar, ou a ir aos quintos dos Infernos só para ver as "papoilas saltitantes" e chegar a casa as 3 e 23 da manha como foi a ida a Guimarães.
Continuação de bom trabalho.
Até Coimbra, que já tenho o carro cheio :)
De Filipe_DVLUX a 21 de Novembro de 2008 às 09:37
Isto é simlpesmente vergonhoso..este nosso pais esta cheio de ignorantes.
De White shoes 1904 a 21 de Novembro de 2008 às 11:00
Sobre os artigos/reportagens/artigos de opinião que se escreveram ou deram nas tv´s nem consigo opinar. A resolta de ler tanta asneira é tanta que mais vale passar por cima.
Outra coisa que me irritou bastante ontem foi a psp dizer que vai ter particular atenção às claques do SLB no próximo jogo em Coimbra... BRRRRRRr já estou cheio de medo...
Next stop Coimbra à conquista de mais 3 pontos
PS: BISL
De true-storyteller a 21 de Novembro de 2008 às 11:19
Aparte disso, ha uma reportagem da SABADO que ao menos consegue ser nao tao negativista, pq se limita a relatar factos, embora com algumas imprecisoes, e a nao conjecturar opinioes baseadas em ignorancia (suprasumo do jornalista da visao que pelo titulo insultuoso é tão ou mais mentecapto e terrorista como aqueles que ele proprio critica).
Não consegui ainda ler a SABADO.
Se puderes faz-me chegar uma cópia da report pelo email do blog
Grazie
De Anónimo a 21 de Novembro de 2008 às 12:05
Não pertenço a nenhuma claque, simplesmente algumas vezes vou para a zona do estádio onde ficam as claques e além do espectaculo e apoio constante quero dizer que quem se interessar a sério percebe que há de tudo,inclusive algum afrontamento por parte da policia.
Enfim era bom que os problemas da sociedade fossem as claques....
Este é o País que temos escandalos financeiros corrupção uma classe que avalia mas que se julga acima dos outros etc etc. E infelizmente uma classe jornalistica cada vez mais rasca valha-nos os blogs...
Tem tudo a ver com formação e educação desde o berço... E nada a ver com o facto de se ser rico ou pobre...
Comentar post