Quarta-feira, 8 de Outubro de 2008

Update de 8 de Outubro

Depois de um período de ausência (curto ou longo depende da vossa interpretação) estamos de volta. Com algum atraso com a crónica do Benfica-Napoli e do Leixões-Benfica.

E... Mais umas coisitas.

Sport Lisboa e Benfica 2 - 0 SS Napoli
Estádio da Luz
Assistência: 56.506 espectadores
Golos: 57' Reyes (SLB), 82' Nuno Gomes (SLB)

As grandes noites europeias voltaram à Luz. Essa é a minha principal constatação acerca deste jogo. O Benfica ganhou (e bem...) frente a um adversário complicado e seguiu em frente para a fase de grupos da Taça UEFA.
Um jogo quase perfeito de uma equipa que em casa mal deixa respirar os adversários (fora já é outra conversa). O Benfica na Luz mostra uma postura de ataque, avassaladora e que galvaniza o público. Com esta postura o apoio chega facilmente do terceiro anel. Nesse aspecto há muito que não via uma Luz assim. Os jogos com o Foculporto, com o Zporting e agora com o Napoli mostraram um "terceiro anel" a apoiar as suas cores. Duvido que continue em jogos mais "fraquinhos", mas mesmo assim foi bonito de se ver.
Em relação às curvas penso que estiveram a um nível inferior que no clássico. Tanto em número de "pessoal" como a nível vocal. Mesmo assim houve bons momentos e quando todo o Estádio acompanha ficamos com um ambiente espectacular. No inicio as já habituais tochadas e bandeiras deram cor.
Em relação aos Napolitanos foram (para mim) uma desilusão. Tenho um enorme respeito pelos Ultras Napolitanos e sinceramente esperava mais. Cerca de 2000 adeptos do Napoli tiveram na Luz, sendo que o grosso dos "ultras" se situaram no sector habitual dos adversários. Se em termos visuais deixam qualquer grupo português a sonhar, tal é a coordenação que possuíam, em termos vocais raramente os conseguíamos ouvir. E isso não foi devido a qualquer forte apoio vocal no sector onde estava. Simplesmente foram fracos. No entanto tenho de destacar a enorme frase que mostraram contra a "diffide" e outra a apoiar a equipa que os fez sonhar com uma carreira mais longa nas competições europeias (atenção que o Napoli veio da Intertoto). Fora do estádio circularam sem problemas e mantiveram uma postura exemplar.
De salientar a presença dos Ultras das Legiones Sur que mais uma vez honraram o Sector Ultras com o seu apoio ao Benfica.
Queria aproveitar a questão dos ultras napolitanos para levantar uma questão: Imaginem que vocês estavam a viajar em Itália e eram mandados parar pela Polícia. Verificavam o vosso carro e no interior viam que apenas portavam 2 triângulos de sinalização (imaginem que por absurdo a lei italiana obrigava a que portassem 3 triângulos...). Resultado? Eram multados (isto partindo do pressuposto que o Policia cumpriria o seu dever). Pois bem, eu gostava de perceber em que Lei se baseou quem permitiu que os grupos napolitanos entrassem com todo o seu material (faixas, bandeiras, estandartes...) enquanto os grupos do Benfica continuam a ser proibidos de usar a sua simbologia. Perceberam? É que eu ainda estou para perceber quais são os pressupostos...
Passado uns dias soubemos o resultado do nosso sorteio para a UEFA. Metalist e Galatasaray em casa. Deslocações a Berlim e a Atenas, para defrontar o Olympiakos. Aguardo com curiosidade a deslocação dos Ultraslam a Lisboa e dos Benfiquistas a Atenas. Um "terreno" sempre complicado. Acerca dos Ultras do Olympiakos podem clickar por aqui.





Leixões SC 1 - 1 Sport Lisboa e Benfica
Estádio do Mar
Assistência: 8.500 espectadores
Golos: 33' Cardozo (SLB), 87' Wesley (LSC)

Mais uma vez o Benfica a baquear num jogo fora da Luz. Começa a ser sina do início de época maus resultados fora da nossa casa. Depois do empate em Vila do Conde, a vitória cardíaca em Paços de Ferreira e de uma derrota em Napoli, o Benfica empatou com o Leixões em Matosinhos e diga-se em abono da verdade que até se pode dar por contente. Uma arbitragem incompetente do nosso velho amigo Olegário Benquerença (a errar para ambos os lados) um apoio constante dos ultras do Leixões e apoio a espaços dos benfiquistas foram o principal "sal" de um jogo realizado a uma segunda feira por imposição dos compromissos europeus.

Os agradecimentos ao pessoal de Alcobaça pelas fotos.



Finalmente os últimos apontamentos:

Em primeiro lugar mais uma "lição" de bestialidade da Guardia Civil Espanhola. Assisti de perto ao "massacre" dos Romanos em Valência. Desta vez a "vítima" foram os marselheses. Clickar aqui.

Depois um assunto mais complicado e que muito me fez pensar antes de o partilhar convosco. Parece que a frase que pessoal dos DV fez para o Fernando Tavares não caiu bem na Direcção da SAD (but true) benfiquista. Desconheço as razões de fundo pelas quais o Fernando Tavares saiu, mas o que que não me esqueço foi de tudo o que esse Grande Senhor fez para ajudar os Diabos e especialmente o respeito com que nos tratou não só apenas enquanto os Diabos ajudavam a "salvar" o Hoquei mas... sempre. Infelizmente a reacção não foi repudiar essa "intervenção" dos dirigentes mas sim passar a mensagem que não se poderiam fazer mais frases que incomodassem os "sadistas". Isso poderia fazer com os que os DV perdessem as "benesses" que estão aí para chegar...
Não vou fazer grandes interpretações em relação a este caso. Apenas deixo este pensamento: a independência de um grupo, a sua intervenção, auto crítica e o respeito por si mesmo são bens essenciais para uma auto regeneração que de facto é essencial, sob a pena de o grupo em si terminar com o total alheamento da massa que o frequenta.


Ultras Sem Lucro... Carrega Benfica !
publicado por velhoestilo às 21:23
link do post | comentar | favorito
8 comentários:
De Suspeitos do Costume a 8 de Outubro de 2008 às 22:24
Seguimos tifando e intervindo!


De Fred Sard a 8 de Outubro de 2008 às 23:28
Tanto tempo a espera de uma actualização? Não nos mates do coração :):):)
No jogo contra o Nápoles levei a minha namorada para os Diabos e no final do jogo ela disse-me " Este foi o melhor jogo a que vim. O ambiente estava espetacular". Á 5 anos e meio que vai a bola comigo, portanto este jogo foi mesmo muito bom. Ambiente e resultado final...
O jogo do Leixões vi em casa porque a Uni e os euros não dão para mais. Circula uma história na net dos SD á espera do pessoal em Matosinhos no final do Jogo? Isto é verdade?
A Guimarães já está prometido que vou...
Continuação de bom trabalho.


De Velho Estilo a 8 de Outubro de 2008 às 23:59
Parece que sim... De longe... Enfim...

Bem, desculpa o tempo, mas tive outros afazeres :)

Abraço


De Anónimo a 9 de Outubro de 2008 às 13:28
Ultras Diabos Castelo de Paiva a marcar presença desde 2004. Se querem saber o que se passou saiam do sofa.


De S&S a 9 de Outubro de 2008 às 14:18
Nao sei que pressupostos sao esses que impedem as claques de entrarem com a sua simbologia mas eu tenho visto alguns panais espalhados pelo estadio, o que quer dizer que entram sem problemas.

2000 adeptos do Napoles na Luz, é excelente pq outros italianos ja ca passaram e a esmagadora maioria nem compareceram pelo menos oficialmente. Mas olha que se em relaçao ao apoio deles foi fraco, a verdade é q sempre se viu muito movimento na curva.


De vinsanity a 9 de Outubro de 2008 às 22:16
Excelentes análises, como sempre. um ponto que queria referir sob as claques do napoles na luz, que fui assistir, grande jogo. detectei que havia muitos adeptos do napoles espalhados pelo estádio, e muitos deles levaram faixas, e como é normal começam a colar e a prender as faixas, o que aconteceu é que cada vez que era exibida uma faixa nessas áreas k não na zona da claque no piso 0, havia sempre um manco amarelo e tb laranja da prosegur a ir lá e mandar retirar as faixas. a minha cena é, não falando do caso das claques do benfica, que isso já todo sabemos, mas não percebo pk deixam entrar essas faixas po recinto mas depois não deixam expor. pelo k consegui perceber, acho k não podiam meter as faixas pk tapavam os patrocinios. fdx!!! se é verdade, ai está a razão pk o pessoal benfiquista n pode meter faixas, pk os patrocinadores não deixam. abaixo o futebol moderno e a incorporação dos clubes


De Velho Estilo a 9 de Outubro de 2008 às 22:34
Obrigado pelo cumprimento.

Esse problema sempre se levantou na Luz. No Dragum e em Alvalade os grupos não têm qualquer problema do género pois não têm publicidade nos seus sectores.

Mais um dos nossos "azares"...


De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 14:34
relativamente aos grupos do marseilha,o que é que se passou?ouvi dizer que foi qualquer coisa com uma faixa que eles tinham,mas ainda nao percebi o que se passou em concreto.
abraço


Comentar post

.pesquisar

 

.Abril 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29


.posts recentes

. Game Over... Insert Coin....

. A ingrata final

. De Londres a Lisboa...

. Á Campeão

. Um Campeão Renovou

. Até Quando?

. É OFICIAL

. Adepto

. Enorme Minoria

. Comunicado Diabos Vermelh...

.arquivos

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.tags

. todas as tags

.links

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds