Mas antes do Sr. Provedor, uns links interessantes.
Um dos Administradores do Milan atacado pelos Ultras Napolitanos.
Aqui.
O Villareal ajuda os adeptos que perderam os seus empregos.
Aqui.E finalmente: o crime compensa se fores apanhado apenas uns anos mais tarde.
Aqui.Em relação ao Provedor do Adepto, foi feita esta semana em
A BOLA uma entrevista ao mesmo.
Na íntegra para vocês:

"Adeptos de futebol já têm provedor Jorge Silvério, doutorado em Psicologia Desportiva, foi o escolhido Terá total autonomia em relação à Liga Ouvirá queixas e sugestões Intervenção junto dos agentes desportivos
Por GERMANO ALMEIDA
A Liga criou uma nova figura para o futebol português: o Provedor do Adepto. Jorge Silvério, doutorado em Psicologia Desportiva e psicólogo com vários anos de trabalho ligado aos atletas, treinadores e clubes, foi a personalidade escolhida.
No discurso de balanço do primeiro ano de mandato, Hermínio Loureiro havia lançado a promessa e está agora a cumpri-la. Os adeptos vão passar a dispor de um interlocutor independente dos poderes já instituídos, a quem podem apresentar queixas, ideias e sugestões.
Em conversa com A BOLA, Jorge Silvério explica: «Terei um raio de acção totalmente independente da Direcção da Liga. Poderei servir de intermediário entre os adeptos e não só a Liga, mas também outros agentes do futebol exteriores ao organismo.»
MENTALIDADES TÊM QUE MUDAR
Na perspectiva de Jorge Silvério, a criação do Provador do Adepto foi mais uma prova de que Hermínio Loureiro pretende mesmo mudar o futebol português: «A Direcção da Liga tem estado a fazer um esforço a todos os níveis para alterar mentalidades. É claro que isto não se consegue de um dia para o outro. Demora tempo, mas já se começam a notar alguns resultados.» Mas a mudança não pode partir só da Liga — os clubes serão, sempre, os principais agentes do progresso: «Também da parte dos clubes tenho notado um grande esforço no sentido de valorizar os adeptos, que são a base de sustentação e o garante da existência dos clubes.»
Nestes tempos tão marcados pela economia e pelo poder das televisões, que peso têm os adeptos? Silvério responde de pronto: «Têm uma grande importância económica, não só pelos resultados de bilheteira e merchandising, mas também pela influência que tem no rendimento das equipas, em função do apoio emocional que lhes prestam durante os jogos. Tal influência está comprovada nos estudos que reportam as vantagens de se jogar em casa.»
CRISE VALORIZA FACTOR HUMANO
Curiosa ironia: a crise económica até pode levar a que a massa humana venha a ter mais relevância.
«Com a diminuição dos patrocínios, aumenta ainda mais a importâncias das receitas de bilheteira. Basta ver que FC Porto e Sporting arrecadam, neste momento, cerca de seis milhões de euros em vendas de lugares anuais.»
Mas estará o futebol português condenado a retrair-se, arrastado pelos dados de recessão económica?
«A crise não pode servir de desculpa para tudo. Há que ter uma atitude positiva e reagir às adversidades», aponta o professor.
«Há pouco tempo», conta Silvério, «estive em Buenos Aires e, como é óbvio, não deixei de ir ao La Bombonera, o estádio do Boca Juniors. Tive a oportunidade de falar com responsáveis pelo clube, que me contaram que, desde 1996, conseguiram triplicar o número de adeptos e de receitas. Neste momento, a lista de espera para novos sócios é de... 11 anos!»
SINAIS CONTRADITÓRIOS
Mas nem tudo tende a piorar. Jorge Silvério destaca os progressos feitos na questão das assistências: «Há alguns dados positivos. Na época passada, por exemplo, melhorou bastante a assistência nos estádios em Portugal, tendo-se atingido a média de 11 mil espectadores por jogo. Esta época, temos vindo a assistir a um declínio de cerca de mil espectadores, mas isso também ocorre, por exemplo, em Inglaterra.»
«Temos a segunda melhor assistência per capita da Europa. Só a Liga Sagres movimenta cerca de 90 mil pessoas todos os fins-de-semana», observa o novo Provedor.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, relativos ao ano de 2006, 5,7 por cento dos orçamentos familiares é dedicado ao lazer, o que significa, em termos absolutos, um valor próximos dos mil euros por família. Para Jorge Silvério, «a multiplicação de actividades concorrenciais dificulta a capacidade do futebol atrair uma boa parte desse dinheiro disponível.» «O aumento do desemprego e a quebra do poder de compra obriga a uma adaptação dos clubes às novas realidades sociais», acrescenta.
Como recorrer:
- através de carta dirigida à sede da Liga de Clubes (Rua da Constituição, 2555 4250-173 Porto)
- através de email, que será disponibilizado num link a colocar em breve no site oficial da Liga (
http://www.lpfp.pt/)
- através de reunião presencial na sede da Liga, após marcação (o provedor reservará um dia por semana para esses encontros)
PODERES E COMPETÊNCIAS DO NOVO PROVEDOR
Receber e avaliar queixas, solicitações, sugestões e dúvidas por parte dos adeptos
Emitir recomendações
Transmitir aos adeptos as recomendações e/ou propostas e recomendações no seguimento das queixas efectuadas
Analisar, encaminhar e organizar essas solicitações
Reunir com grupos de adeptos e /ou associações representativas
Mediar situações de potenciais conflitos
Incentivar e sensibilizar os adeptos para uma contribuição positiva
Desenvolver acções de formação, informação e esclarecimento junto dos adeptos
Prestar esclarecimento acerca dos direitos e deveres dos adeptos bem como normas regulamentares e legais
Efectuar propostas regulamentares visando a salvaguarda dos direitos e deveres dos adeptos
Reunir com clubes e outras instituições
CINCO OBJECTIVOS DO PROVEDOR DO ADEPTO
Ser um interlocutor reconhecido pelos diversos agentes do futebol
Fazer cumprir as normas legais e erradicar manifestações de xenofobia, violência e racismo
Fazer respeitar as regras de segurança
Encontrar formas positivas e construtivas de apoio às equipas
Promover o espírito ético e o fair play."