Segunda-feira, 13 de Fevereiro de 2012

Adepto



adepto

adjectivo, nome masculino
1. (ciência, corrente, religião) partidário; seguidor
2. DESPORTO admirador e apoiante de clube desportivo

Sábado. Estádio da Luz.

O Benfica está em primeiro lugar do Campeonato Nacional. Tem 5 pontos de vantagem em relação ao rival históricos das últimas 2 décadas: o Fóculporto.

O jogo entre ambos deverá decidir o campeonato nacional. Joga-se a 2 de Março depois de dupla jornada fora. Guimarães e Coimbra são os pontos de passagem antes do "jogo do título". Pelo meio, uma eliminatória da Champions League frente ao Zenith.

Este Benfica, o maior clube português, com recordes do Guiness e sem dúvida alguma o clube em Portugal que mais adeptos arrasta tenta encher o Estádio da Luz em vésperas de grandes decisões. Consegue uma boa casa. Um pouco mais de 53 mil espectadores encheram as bancadas da Luz...

Infelizmente... não as preencheram...

Este Benfica é dos melhores que vi na vida. Tem jogadores fantásticos. Tem um treinador que apesar de todos os defeitos linguísticos que lhe apontam (agora só são esses... porque quando chegou ao Benfica não chegava ao Natal segundo alguns) meteu uma equipa a jogar futebol. E possivelmente será duas vezes campeão em 3 anos.

No entanto, este mesmo Benfica, o tal dos recordes, necessita de usar convites e promoções do dia dos namorados para levar pessoas ao Estádio...

Não me preocupa o Estádio da Luz encher. Isso é sempre um regalo. É sempre algo de mágico. Aquela catedral cheia é algo de único. Preocupa-me sim o tipo de adepto que começa a consumir o "produto" Benfica, em linguagem dos "gurus do marketing".

Ainda não entenderam? Eu explicaria se conseguisse arranjar uma lógica que o contemplasse...

Acompanho o Benfica no Norte de Portugal e tudo é transfigurado. Há apoio. Há 12º jogador. Acompanho o Benfica ao estrangeiro, sobretudo no centro da Europa, e acontece o mesmo... Há Benfiquismo puro e duro. À antiga.

Na Luz não...

Não consigo entender a falta de entusiasmo (que já contagia os grupos do Benfica...) no APOIO a uma camisola... a um símbolo... a algo único...

Impressiona-me como é possível alguém abandonar o Estádio a 10 minutos do fim. Mesmo que estejamos a ser goleados pelo maior rival (e eu já o vivi...) quanto mais quando estamos a golear um clube que significa tudo o que tem para eu não gostar: aliado do sistema, vive de subsídios governamentais e a nível de adeptos é um zero...

Impressiona-me também a quantidade de cartazes e estandartes dedicados a jogadores… alguns com meses de Sport Lisboa e Benfica… Com tanto ainda para provar mas já com direito a serem “imortais”… Ridículo…

Mas não... a Luz não apoia durante 90 minutos esta equipa... Não apoia 90 minutos os passes de magia do Aimar, a visão de jogo do Witsel, os voos do Artur, o "encher do campo" do Javi, os remates certeiros do Cardozo nem os cortes imperiais da nossa dupla de centrais... Não consegue aguentar 90 minutos com as arrancadas rasgadas do Nolito ou a fantasia do Rodrigo... Esta Luz não consegue...

Viram as costas pouco antes dos 90 minutos... correm para os carros ou para os transportes... correm para jantares ou uns copos nas roulottes... e quando no final a equipa se junta no centro do relvado para agradecer (algo que deve sempre fazer independentemente do resultado) há quem os olhe por cima do ombro enquanto está a subir rapidamente um lance de escadas...

No meu grupo, enquanto arrumamos bandeiras e faixas, estamos praticamente no vazio rodeados de seguranças de colete... pois somos (nós e no topo em frente...) os únicos ainda dentro do Estádio... e reparem, tudo isto demora uns 10 minutos...

Não tenho antídotos para esta situação. Sei que nós (Benfiquistas...) não estamos a fazer o nosso papel.. Especialmente na nossa própria casa onde contamos por vitórias todos os jogos do Campeonato aí disputados... Sim… Todos...

Talvez a facilidade que seja para um adepto da Capital ir à Luz seja uma das explicações. A ausência de sacrifícios maiores que os preços dos bilhetes (alguns elevados confesso…). A facilidade de ir à Catedral como quem vai ao cinema… e a postura exactamente igual…

Faltam 3 semanas para o jogo do título. E ao ver o Benfica vs Nacional e com a arbitragem do Jorge Sousa vão ser 3 longas semanas... Que o 12º jogador faça o seu papel... porque ninguém o fará por ele...

Carrega Benfica !!!!



publicado por velhoestilo às 14:42
link | comentar | favorito
6 comentários:
De André Silva a 13 de Fevereiro de 2012 às 16:07
Como te entendo... Tive essa discussão com um amigo (benfiquista) à poucos dias.

Como é possivel não ficar no final do jogo e agradecer aos nossos adeptos a exibição que nos proporcionaram? Ou se perdem, como é possivel não ficar no final e dar algum incentivo, alguma moral aos nossos jogadores?

Eu também estive lá até ao fim quando estava a ser goleado e a ver os outros fazer a festa em minha casa, fiquei lá a sofrer, mas é ali a minha casa, aquele lugar é meu... tenho de o defender!


Outra questão que preciso de desabafar. Considero as claques do mais importante que se passa nas bancadas, sejam DV ou NN, são eles que tentam por todos os meios puxar pela equipa e isso é algo que agradeço profundamente e mesmo não pertencendo a nenhuma, canto com eles.

Mas uma coisa eu não entendo e nunca vou entender, eu sou do Benfica, eu vou ver o Benfica... os NN ou os DV não são a causa do nosso amor e o que presenciei no sábado no Estádio da Luz meteu-me a maior raiva do mundo.

Um NN a agredir um adepto (idoso) do Benfica apenas porque este ultimo pediu que ele se desviasse um pouco da frente da sua neta... (atenção que este NN não estava no sector dos NN, mas sim noutro sector do estádio)... E lá estava ele a envergar o seu cartão de sócio dos NN a gritar que estava ali pelos NN.

Eu estou e estarei para sempre ali naquele estádio a apoiar o meu clube! Isso é o maior importante.

Abraços,
André


De uva a 13 de Fevereiro de 2012 às 17:13
Pensei o mesmo neste sabado... Como é possivel o estádio estar quase vazio antes do jogo acabar... os jogadores merecem no fim os aplausos... eu já vi duas das derrotas mais recentes e k me custaram muito de ver e só sai muito depois do jogo acabar... prefiro esperar a abandonar a minha equipa...


De Anónimo a 13 de Fevereiro de 2012 às 17:28
Em relaçao á agreçõo de que falas acho deplorável. Os benfiquistas sao uma familia. Tenho 18 anos e há apenas 2 fico no topo sul e é com tristeza que vejo os verdadeiros afastarem se e os NN serem invadidos por escumalha, deve se respeitar quem la anda ha mt tempo e nao ir para la so para depois meter fotos no facebook. È a pala de mts otarios(maioritariamente da minha geraçao) que os NN estao em decadência a nivel de mentalidade. Isto tudo na minha modesta opinião. Tenho pena de nao ter vivido os anos 80 e 90...


De Ricardo a 13 de Fevereiro de 2012 às 23:00
Totalmente de acordo. Há muito benfiquismo burocrático.


De Daniel a 14 de Fevereiro de 2012 às 21:22
Grande post! Estou totalmente de acordo. Falta raça nos nossos adeptos. Comodismo, típico português. Odeio quando faltam 10 minutos de jogo e já há gente a sair. Se têm pressa de chegar a casa mais vale não ir ao estádio!

Depois, não há vontade de apoiar. A minoria bem tenta. Mas não dá.

CARREGA BENFICA!


De Anónimo a 15 de Fevereiro de 2012 às 11:11
Concordo mais uma vez, como é habitual, com tudo o que dissete.
É uma tristeza.
Mas acho que é a realidade do nosso país e da nossa mentalidade.
Jà fui a vários estádios ver o Benfica e acontece o mesmo com os adeptos da equipa visitada.
Eu pessoalmente gosto de ficar até ao fim, despedir-me dos jogadores (fico podre quando eles não se despedem de nós), do ambiente, do estádio, guardar na memória mais uns momentos bestiais (porque como moro a mais de 300 km, só vou voltar no mês seguinte ou dois meses depois) e mesmo quando perdemos, há momentos que ficam na memória e que merecem ser lembrados.
Quanto a um idoso ser agredido, tanto faz ser NN, DV, Benfiquista, etc, foi mais um energúmeno que não sabe o que é ser Benfiquista.
Ter cartão, caxe ou camisola, não significa nada. Há muitos sócios do Benfica, que para mim, a única coisa que têm é que as quotas que pagam ajudam o clube do meu coração.


Comentar post

.pesquisar

 

.Abril 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29


.posts recentes

. Game Over... Insert Coin....

. A ingrata final

. De Londres a Lisboa...

. Á Campeão

. Um Campeão Renovou

. Até Quando?

. É OFICIAL

. Adepto

. Enorme Minoria

. Comunicado Diabos Vermelh...

.arquivos

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.tags

. todas as tags

.links

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub