Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2010

O Benfica deu-me uma noite mágica


Pouco me recordo da primeira vez que entrei na Luz. Era muito miudo. Fui com o meu pai a um Benfica-Amora no início dos anos 80. Não me lembro dos jogadores do Benfica. Não me lembro muito do ambiente. Recordo-me de uns apanha bolas de amarelo e pouco mais. Na altura, deveria ter no máximo 5 anos...

Uns anos mais tarde voltei à Luz. Lembro-me bastante bem desse jogo. Setembro de 90. O adversário era o Penafiel que tinha um "caceteiro" chamado Valtinho. O Benfica jogou de 1 a 11 (nessa altura era mesmo de 1 a 11) com o Silvino, o Veloso, o William, o Zé Carlos, o Schwarz, o Hernani, o Paneira, o Thern e o Paulo Sousa. No ataque o Rui Águas e o Isaías. Era fácil decorar este 11. Conhecia quase todos os jogadores do Plantel. E de ano para ano não mudava muito. Ganhamos 2-0 com dois golos do Águas (nesse ano foi o melhor marcador do Campeonato à frente do Domingos). Voltei apenas uma vez essa época. Festa do Titulo com o Beira Mar. No terceiro anel ainda sem tribuna de imprensa. Com os quadros electrónicos ainda a funcionar, com as caras dos jogadores com uma definição horrível (lembram-se do Neno?) e com jogos à tarde. Sim. Era tudo à tarde. Os clássicos e os derbies raramente davam em directo nas TV's e jogavam-se à tarde. As Noites eram para as galas europeias. E tive a felicidade de ver grandes jogos na Luz. Com a Juventus, com o Parma, com o Leverkusen (com o golo do Isaias a garantir um empate nos 90 minutos...), com o Milan (maldito Simone em Milão) e por aí fora... (e invejo sempre o Jorge quando me fala do Benfica - Marseille do Vata... Não acredito que se repita uma noite assim).

Sempre na "velhinha" Luz... Com as redes brancas com aqueles espigões, com o fosso, com... a alma que tinha.

Desfilaram na nossa Luz jogadores fantásticos... muitos no Benfica, outros dos nossos adversários. A Juventus tinha um 11 de caderneta da Panini do Mundial. O Moller, o Kholer, o Vialli, o Baggio, o Torricelli, o Peruzzi e o "maldito" Ravanelli ... O Milan era um Milan fantástico. Já não era o dos 3 holandeses que nos "lixaram" na final, mas tinha uma equipa brutal. Savicevic, Weah, Baresi e Maldini. O Donadoni ainda dava uns toques na altura...

Na passada segunda tive um "cheirinho" dessa década de 90 que teve do melhor e do pior do Benfica. Foi fantástico rever ídolos de menino. Se nunca vi jogar o Capitão Humberto, o Pietra, o Nené e o Valido (na realidade do Valido só me lembro de o ver jogar no Amora na divisão de Honra)e de apanhar o Shéu e o Chalana já no fim foi com um misto de emoção e saudade que vi subir com a "camisola berrante" ao novo palco da Luz nomes como o Neno, o Paneira, o Rui Costa, o Hélder, o Capitão Veloso, o Mozer, o Valdo, o Rui Águas e os dois (do fantástico trio) suecos: Schwarz e Magnusson. Gostei de ver o Dimas (não era um dos melhores defesas esquerdos do mundo mas não acredito que não tenhamos tido saudades dele até aparecer o Leo...) e o Abel Xavier. Confesso que não suportava o Abel no Benfica. Era um "patinho feio", mas merece o meu respeito: por Leverkusen, pela carreira e por nunca ter falado mal do Benfica. E muito assobiado foi na Luz. Do Abel Silva não tenho grandes recordações. A imagem que tenho dele é a correria em Riadh no Mundial de Juniores e pouco mais. E que dizer do Karel Poborsky? Metido em algumas das piores equipas do Benfica era fantástico. Lembro-me de acordar após um dia de aulas ... ligar a TV e ver o Luís Carlos (o Cantona de Chelas)... de repente... O Karel... O Karel do chapéu mítico ao Baía... No Benfica... Fantástico (como o iríamos pagar era outra história). Depois os mais recentes. Os dois gregos (Karagounis a Katsouranis) e o Miccoli. Simplesmente (para mim) o jogador mais "entusiasmante" que vi jogar no Benfica. E segunda, mais uma vez, só lhe faltou "fazer chover"... Faltam 3. O Miguel e o Manuel Fernandes. Tinham tudo para ser notáveis e fazer parte deste Olimpo. Não quiseram. Paciência. Não sei o que faziam ali envergando aquela "maglia". E o Paulo Madeira? Bem... Jogou em más equipas do Benfica, tinha a mania que marcava livres e ainda trabalhou (trabalha ??) com o Paulo Barbosa... Se por um lado compreendo a presença... por outro...

E as faltas? Quem "levou" falta? Pois bem, e cronologicamente na minha existência na Luz: O Bento (que já cá não está), o Ricardo Gomes, o Jonas Thern, o Isaias, o César Brito (por um par de razões), o Vata, o João Pinto (eu sei... mas bolas... até eu admito que andou com a equipa as costas tantos anos...), o Futre (aquela final da Taça ao Boavista e não ter saído sem "ajudar" o Benfica merecem o meu eterno respeito... apesar de ser um lagartão...), o Kulkov e o Iuran (por várias razões e pelo Arsenal), o São Michel de Liege: a muralha Preud'Homme, o Amaral (o coveiro), o Gamarra (o melhor central que vi no Benfica), o Enke (que também já cá não está), o Van Hooijdonk (o melhor ponta de lança que vi no Benfica pós Rui Águas e pré-Cardozo), o Simão teve mas não jogou... que pena, o Petit, o Argel, o Ricardo Rocha e o Leo. E se pudesse trazer alguém do "lado de lá" escolhia o Vitor Baptista... que segundo o meu pai foi o melhor jogador que viu no Benfica.

Agradeço ao Benfica por esta noite. Agradeço a quem teve a ideia brilhante de misturar ex-jogadores com o plantel actual (existirá melhor passagem de mística) e agradeço também ao Zidane e ao Ronaldo pelo lote fantástico de craques que trouxeram à Luz. Só faltou o Maradona, o Cantona e o Le Tissier para a minha noite ser perfeita.

Ah... e agradeço a todos vocês que me acompanham na Luz e ao meu pai... que me meteu o "bichinho"

Foi porventura das Noites em que mais me orgulhei em ser do Benfica... Fantástica !!!

PS: O Magnusson foi literalmente a Estrela Maior...
publicado por velhoestilo às 22:02
link | comentar | favorito
14 comentários:
De Joli a 27 de Janeiro de 2010 às 23:31
Carrega! ;)


De Joe New a 28 de Janeiro de 2010 às 04:09
Felizmente, devido ao facto do estadio da luz ter sido o meu "infantário", levou-me a rever em tudo o que escreves-te! Grande Saudade e alguma tristeza foram as sensações sentidas na noite de gala da luz!
Agradecimentos a todos os que com o companheirismo, amizade, galhofa, riso e por vezes momentos tristes tornam o Benfica ainda mais apetecível!


De Paulo a 28 de Janeiro de 2010 às 16:35
Velhos tempos...

Sentiste exactamente aquilo que eu senti... mas tu conseguiste colocar tudo isso em palavras, neste texto magnífico.

Tens toda a razão naquilo que escreves. E sim, o JVP, mais do que qualquer um dos que faltou, deveria lá estar.

Talvez ele ainda possa explicar porque faltou ao evento.

O Benfica é isto mesmo!


De Anónimo a 28 de Janeiro de 2010 às 17:50
Se o tempo podesse voltar para tràs , mas os bons momentos ja nínguem nós tira e acredito que esses bons momentos vão voltar em breve , força benfica , benfica somos nós .


De M. a 29 de Janeiro de 2010 às 00:45
Grande post:)
Dessa maldita Juve de 92/93 guardo várias coisas: o pormenor de que além de Júlio César (central brasileiro que chegaria a perder a medalha dessa mesma Taça UEFA, segundo uma nota de rodapé d`A Bola. Porra, eu tinha 9 anos e lembro-me), Moller e Kohler (que parte o nariz ao Silvino e marca o 1-0 em Turim. Lembro-me que o meu pai me tinha dito que eles roubavam ainda mais que o fcp. Ri-me. Pior que os andrades? Impossível. Quando aquele porco, placidamente, empurra a bola para a baliza com o Silvino com o nariz partido no chão... Enfim. Hoje alguém partir o nariz ao Silvino já não me parece tão mau) tinha de fora.... David Platt! Ah, pois é! O Platt do golaço ao Preud`Homme no Itália 90! Esse mesmo!
Guardo ainda o pontapé de bicicleta, fora da área, do Vialli na Luz. Tudo calado, com vontade de bater palmas.
E os golos do Paneira? O que esteve escondido nos jogos anteriores para os espiões da Juve não o verem jogar! Não havia youtube, os tempos eram outros... Recordo-me de termos ganho 0-3 na Maia, com um golaço do Kulkov antes do meio campo (Trivial question: quem era o keeper do Salgueiros?) com o Vítor a entrar minutos antes do jogo acabar...para defea direito!
Esse 2-1 na Luz foi o único jogo que a Juve perdeu em toda essa UEFA. Se bem me recordo, jogavam com Peruzzi, Torricelli, JCésar, Kohler, (falta-me um lateral) Dino Baggio, Moller, Antonio Conte, Roberto Baggio, Vialli (falta-me outro, o Ravanelli era suplente!).
Treinador? Um tal de Giovanni Trapattoni.
Essa equipa de 92/93 hoje não tinha preço. Neno, José Carlos, Veloso, William, Mozer, Hélder, Schwartz, Abel Xavier, Paulo Sousa, Paneira, JVP, Isaías, Kulkov, Mostovoi, Rui Costa, Iuran, Futre, Rui Águas.... Que plantel!! Eu cresci a vê-los. Era muito pequenino, mas ficou tudo. Porra, adoro o Benfica. E só consegui abordar essa porra dessa eliminatória que me fez chorar baba e ranho.


De Anónimo a 29 de Janeiro de 2010 às 04:49
Faltou o Carlos Manuel e o Diamantino caramba!

E se viesse alguém do lado de lá... o Zé Águas e o Arsénio.


De Velho Estilo a 29 de Janeiro de 2010 às 10:46
Parece que o JVP foi mesmo convidado mas não pode ir... foi pena...


De Velho Estilo a 29 de Janeiro de 2010 às 10:51
Caro M., salvo erro o outro lateral era o Carrera... E issa equipa dos "Gobbos" ainda tinha o Casiraghi,o Di Canio, o Platt e o Marocchi... Nessa altura o redes do Salgueiros... Ou o Madureira ou o Best... Não tenho a certeza.. eheh

Aquele abraço amigo


De Pedro a 29 de Janeiro de 2010 às 12:18
Nesse jogo contra a Juve houve uma carga policial sobre os bianconneros valente. E uma entrada/corte do Mozer que deve ter feito o jogador da Juve borrar os calções...


De M. a 29 de Janeiro de 2010 às 12:31
Era o Carrera!! Porra, que mítico.
E era o Casiraghi na frente (o F. ligou-me a dizer-me!).
Keeper do Salgueiros era o Pedro Espinha.
Um abraço, viva o Benfica!


Comentar post

.pesquisar

 

.Abril 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29


.posts recentes

. Game Over... Insert Coin....

. A ingrata final

. De Londres a Lisboa...

. Á Campeão

. Um Campeão Renovou

. Até Quando?

. É OFICIAL

. Adepto

. Enorme Minoria

. Comunicado Diabos Vermelh...

.arquivos

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.tags

. todas as tags

.links

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds