Hoje comprei o jornal A BOLA, o que por si só é uma efeméride (não comprar A BOLA, mas comprar um jornal desportivo, sendo a excepção o dia seguinte a importantes triunfos do BENFICA).
O motivo foi esta entrevista do Comissário João Pestana mesmo a calhar em vésperas deste clássico.
Gostei de ler por vários motivos os quais queria destacar;
Não sabia que as claques estavam autorizadas a usar pirotecnia. Foi uma surpresa e das boas.
Não sabia o nº exacto de elementos da Juve Leo registados na "Lei Laurentino"... 195 elementos e nem sequer os seus lideres... Fabuloso...Mas são "legais".
Não sabia também que a PSP continua a seguir os exemplos que chegam de Inglaterra quando a cultura "futeboleira" no UK é completamente diferente da nossa (apesar de umas tentativas de imitação). Quem já assistiu a um jogo da Liga Inglesa sabe do que falo...
Esta entrevista vem mais uma vez comprovar que a "Lei Laurentino" é completamente desadequada.
Entretanto, o
Fóculporto serviu-se da mesma para continuar a "guerra" de comunicados com o
Benfica.
O que as pessoas esquecem (neste caso as do fóculporto) é que no Dragão foram proíbidos à entrada bandeiras e material com os símbolos APENAS do Benfica.
O que as pessoas esquecem também (e neste caso também do fóculporto) é que o principio da reciprocidade aplicado aos ultras é "um dia nós o outro dia eles".
E neste caso fica mal o papel de bufo e queixinhas...O que os Grupos Legalizados deveriam perceber era até que ponto lhes ficou bem essa postura. Cada vez mais acho que foi a procura de protocolos e de dinheiro fácil da bilhéti
ca que os fez desde logo optar por ceder às pretensões ridículas de um Secretário de Estado e de um Comité completamente "a leste" da realidade nacional no que toca a grupos de apoio.
Agora, e para finalizar e voltando à entrevista, o que o Comissário está a esquecer é que os seus homens que andam no terreno muitas das vezes identificam pessoas inocentes. Este ano nos Diabos já foram algumas. Depois, vão para tribunal, as pessoas são inocentadas com dezenas de testemunhas e fica a ideia que a PSP está a ver o seu trabalho boicotado pelos Tribunais... O que nem sempre é bem assim. Era de evitar este "choradinho" quando as coisas não são tão lineares...
No Benfica limitaram-se a esquecer que todo estq "folclore" podia ter sido evitado se desde o início a postura não fosse desadequada para com os grupos da Luz. No entanto, e voltando ao último comunicado do Benfica é bastante contundente e defensor das nossas cores. Se a atitude for SEMPRE esta estamos no bom caminho.
Aguardam-se as cenas dos próximos capítulos...