Por vezes a falta de tempo para escrever um post à altura de um clássico surge como um aliado da cabeça fria que se deve ter ao fazê-lo.
Alguns dias antes, e isto sem ponta de hipocrisia, confidenciei a um amigo meu que não esperava outra coisa senão um forte querer por parte dos responsáveis do Benfica (dirigentes, equipa técnica, jogadores e … adeptos) mas que caso acontecesse o que na realidade veio a acontecer eu já estava “vacinado”.
Estive nos últimos 0-5 a favor do fóculporto (na Luz com o Autuori e esta época no Dragão) e tive o azar da minha primeira deslocação ao estrangeiro ser um mítico 0-7 (nem imaginam o que me custa escrever este parágrafo…), portanto, e nunca duvidando do meu benfiquismo e do quanto me dói ver a festa do nosso maior rival na nossa própria casa, meus caros… esta “carapaça” já aguentou muita coisa…

O jogo acaba por ter mais que contar fora das quatro linhas do que dentro. O Fóculporto mostrou mais querer e venceu. Com naturalidade. Ainda acreditei num milagre, mas o Gaitan enviou ao poste um golo que iria premiar os sócios que ficaram até final na Luz. Não aconteceu. Fóculporto campeão. Ponto.
Fora do relvado este jogo teve muito mais para contar.
Começou logo com o folclore do material dos grupos do Porto. Acabou como todos vimos. As bandeiras e estandartes não entraram mas as faixas lá estavam.
Depois, o cenário dantesco nos arredores da Praça Centenarium. Inclusive com uma acção de guerra policial na zona comercial do Estádio da Luz. Não percebo qual a postura do Comissário da PSP que ultimamente tem andado encarregado destes afazeres… Há sempre problemas e nunca os resolvem da melhor maneira… E a malta da bola cada vez se revolt

a mais. As cenas desta época no Zporting-Benfica e neste jogo deveriam servir de lição. Mas mais uma vez parece-me que o que vai acontecer é o reforço da força bruta em forma de robocop’s… Dia 20 veremos… Imagens
aqui,
aqui e
aqui.
Em relação às bancadas, os DV regressaram às frases e usaram uma passagem de um dos hinos do Benfica para lançar a partida. Os NN usaram as tradicionais bandeiras e os azuis e brancos, sem grandes adereços acabaram por ser os vencedores da noite em termos de apoio. Claro que a conquista de um título em casa de um rival ajuda, mas os Benfiquistas tinham OBRIGAÇÃO de fazer mais e melhor. O abandonar as bancadas quando faltam ainda alguns minutos para o final da partida é triste e vergonhoso.
Finalmente em relação à polémica das luzes e rega… é puro folclore. Achei piada. Ri-

me. E saí do Estádio juntamente com os restantes companheiros de bancada. Não achei nada de escandaloso (bem piores são os cânticos que alguns jogadores do Fóculporto entoaram e os ataques a Casas do Benfica ou Delegações do Fóculporto ou a importação do Golf para a Luz). É folclore. Nada mais que isso…
Amanhã o Benfica tem um jogo muito mais importante que o de domingo. O Benfica tomou uma medida que não consigo explicar muito bem. Se por um lado é imperativo ter apoio e encher a Luz para empurrar a equipa para as meias finais de uma competição europeia, por outro é desonesto para com os adeptos mais fieis que já há muito tempo adquiriram o seu bilhete. Mais infos acerca disto neste espaço de referência aqui ao
lado.