Sábado, 27 de Setembro de 2008
BENFICA VENCER, VENCER !!!

CARREGA BENFICA !!!
(Hoje é dia de Derby. O jogo mais importante da época. Temos todos de dar o máximo para apoiar o nosso Benfica. Não ha nada mais importante que isso. Vamos a eles rapazes. Na Norte e na Sul. Vamos dar esta cor. Sem legalizações e sem nos vendermos a SAD's - Somos o BENFICA !)
Cara Cris, em primeiro lugar gostaria de agradecer o teu (permite-me o "tu") post neste blog já que me parece importante que uma pessoa fora do "meio" tenha curiosidade e visão crítica para com o mesmo. Gostei que tivesses usado este "espaço" para expôr a tua visão e o motivo de demora para aprovação do teu comentário (como todos aliás) prende-se pura e simplesmente com o facto de que este vosso amigo escriba se encontra num local sem acesso à internet e o recurso a um cyber foi a única maneira de poder dar a atenção que merecem.
Posto isto vamos por partes:
- em primeiro lugar não podes estar à espera que concorde com destruição de cadeiras, roubos de Áreas de Serviço e outros actos de vandalismo puro e simples. Isso (para mim) nada tem a ver com "ultras" (odeio o termo "claque" mas compreendo...).
- em segundo lugar acho incorrecto o "molestar" de simples adeptos do Sporting. Nada têm a ver com os "filmes" das "claques", e devem ser colocados fora desses cenários. Pelo menos é assim que vejo as coisas.
- em relação à legalização que a Comunicação Social e o Secretário de Estado tanto gostam de apregoar apenas chegou a meia dúzia de grupos de apoio nacionais. Uns porque pura e simplesmente não têm opção (a rapaziada do Estrela da Amadora por exemplo), outros porque não sabem o que é ser "ultras" e para eles tanto lhes dá como se lhes deu serem ou não Associações (os do Setúbal por exemplo) e outros porque têm "interesses" a proteger (Alvalade e Dragão). No Benfica ambos os grupos optaram por não seguir esses caminhos. Provavelmente por razões diferentes mas assim o decidiram. Sinceramente, e como opinião pessoal que foi transmitida a quem me a pediu no momento certo, acho esta "legalização" uma coisa para "inglês ver". O fundamental nunca será resolvido. Os grupos irão continuar a pagar 30 Euros em "campos da bola" (porque muitas das vezes são os únicos a ir aos jogos...) e mesmo os apoios das SAD's (oficiais ou não...) acabam por não ser "suficientes" para equilibrar as financas de quem gasta gasoleo, portagens, comida e bilhetes apenas a seguir o seu clube. É obvio que não é uma obrigação. Fazem porque pura e simplesmente o querem fazer.
- se me perguntares assim: "Mas achas bem as SAD's apoiarem os grupos?" vou te responder assim: "Não. Aliás, acho que os Grupos deveriam recusar todo o tipo de ajuda que lhes seja dado pelos Clubes. Acho que os grupos devem ser Independentes". Mas depois recuo à tenra idade de 13 anos quando comecei nestas lides e lembro-me dos sacrificios que fazia para poder ir ver um jogo fora. E os preços nessa altura não eram os desta (mesmo comparando os níveis de vida).
No fundo concordo em grande parte com o que dizes, mas lembra-te que não sou o representante de nada a não ser de mim mesmo e que provavelmente existe muita gente dispar nos grupos.
Mais uma vez os agradecimentos pelo uso e contribuição para este espaço.
Ah, e quanto às tochas e fumos... Bem, desde que haja uma utilização responsável não posso discordar do seu uso... Fazem parte do espetáculo, e por muito que isto te possa chocar, troco qualquer voo da Aguia Vitória por uma bela tochada. Responsável. Mas bela.
Comentar: