Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2009

Eleições no Benfica - Entrevista a Carlos Quaresma




No seguimento de um e-mail que nos chegou (por intermédio dos organizadores da "célebre" manifestação realizada em vésperas do Fóculporto-Benfica da pretérita temporada) resolvemos procurar as motivações e crenças deste putativo candidato à presidência do Benfica.
A disponibilidade do Sr. Carlos Quaresma foi total (o que geralmente acontece) e desde já agradecemos o facto de nos ter concedido uma
entrevista.
A temática principal, como não poderia deixar de ser, é a visão que o Sr. Carlos Quaresma tem para a massa adepta do Benfica e as alternativas que tem para os mesmos.
Fica a promessa aqui do vosso espaço para tentar ter o mesmo tipo de abordagem e sobre a mesma temática a todas as candidaturas que possam surgir. Inclusive a recandidatura do Presidente Vieira. No entanto importa realçar que este espaço será
independente mas tendo sempre uma visão crítica para toda e qualquer candidatura.
Segue a entrevista na íntegra...




1 – Pode fazer uma breve apresentação da sua pessoa?


Fui atleta do Benfica, casei com uma senhora sueca e vim viver para este país há anos. Sou alto funcionário da cidade de Gottenbourg, tenho uma filha e um neto. Fui candidato à presidência do Glorioso (já notaram que LFV nunca usou esta bela palavra para se referir à sua “instituição”?). Nessa altura publiquei um “site” onde estava expressa a minha biografia.




2 – Há quantos anos é sócio do SLB?

Há 35 anos.



3 – Porquê a sua candidatura?

Porque entendo, como milhões de Benfiquistas, que o Maior Clube do Mundo não pode ser gerido (e é-o muitíssimo mal) por um indefectível adepto do maior rival (Porto). Na verdade LFV demonstrou, no passado recente, que era um “dragão” tão fanático como o seu amigo e compadre Pinto da Costa! Há milhares de Benfiquistas que o viram a festejar, com a maior alegria, abraçado ao Pintinho, os golos que o clube deles metia ao Benfica. Perguntem ao NG (ainda atleta do nosso Clube, como ele os insultava, nos acessos aos balneários após os jogos das Antas. Durante a sua estada no Alverca, TUDO FEZ para prejudicar o Glorioso! Actualmente o Benfica está gerido de tão danosamente que se não o tiram de lá vamo-nos transformar num Belenenses ou num Boavista! Alguém sabe qual a VERDADEIRA dívida do Benfica? E qual os juros anuais. que nos afogam?




4 – Quais os principias aspectos que mudava na actual gestão do SLB?


Gestão APENAS por Benfiquistas de alma e coração. Hoje o Benfica tem nos principais lugares anti-benfiquistas primários e vocês conhecem-nos bem, que vivem a sugar o Glorioso! . O POVO Benfiquista é de tal modo grandioso que nele cabem os melhores especialistas de todas as áreas. Então, porque na parte comercial (deve ser uma gestão à La Gardére), está um lagarto assumido? Porque razão a presidir à AG está o advogado da Olivedesportos que liderou, a favor desta e contra o Benfica, o processo do contrato ruinoso que Damásio tinha assinado? etc...As CASAS vivem à margem da Lei e dos regulamentos. Terão que ser moralizadas, escrutinadas, avaliadas e postas a servir dentro da ética e da moral os interesses do Glorioso. Há Casas, felizmente que não são todas, que estão ao serviço apenas de uma “clique” que se serve e não servem o Benfica. Tudo isso será moralizado e limpo. As equipas, tanto técnica com atlética foram contratadas de “ouvido”, etc.




5- Tem ideias para a dinamização dos adeptos, tanto nos jogos em casa como fora do estádio da Luz?


Os ADEPTOS têm que ser, principalmente, orientados e dinamizados pelas claques oficiais e reconhecidas pela Direcção. Claro que qualquer, e todo o adepto, pode apoiar de modo singular o nosso Clube.
As claques, em conjugação plena com a Direcção são elementos FUNDAMENTAIS para o suporte e dinamização do BENFIQUISMO, que é uma espécie de religião do povo português como não se vê em mais nenhum, país europeu....





6 – Que pensa acerca do fenómeno dos grupos organizados de adeptos, claques?

É óbvio, continuando o raciocínio de cima, que apoiarei as Claques até ao limite das possibilidades do Glorioso, através de reuniões dos seus dirigentes com a Direcção, onde se definirão as estratégias a seguir para engrandecermos, em conjunto, o que muito amamos .




7 – Que sabe acerca da lei 16/2004 e do seu impacto nos grupos organizados do Benfica?

Vivo na Suécia há muitas décadas e desconheço, praticamente, o ordenamento jurídico português, por isso não tenho conhecimento dessa Lei. Em devido tempo serei informado, por quem de direito, do seu teor. Mas, não pode haver Lei alguma que se sobreponha aos sagrados interesses do Glorioso, desde que constitucionalmente desempenhados e nesse capítulo não vejo que seja qual for a Lei tenha qualquer impacto sobre as Claques organizadas do Benfica, desde que o seu comportamento esteja balizado pela ordem, ética e pela moral, tendo por finalidade, apenas, o interesse de apoiar o Clube.




8 – Pensa que é obrigatória a “legalização” para os grupos organizados do Benfica?

Se essa for a Lei, não vejo porque não sejam legalizadas. Dentro da legalização ainda é mais fácil o desempenho das claques já que a lei limitará também o poder autoridades, muitas vezes discricionário. Mas tudo será estudado em comum, entre as direcções.




9 - Que pensa acerca da proibição por parte da SAD do Benfica da utilização no Estádio da Luz de simbologia alusiva aos grupos organizados do Benfica? Sabe que em todos os outros estádios do país essa proibição não existe? Que pensa acerca disso?

É a maior BURRICE que vi em toda a minha vida! Os símbolos, os panejamentos, os cartazes, as mensagens escribas em enormes suportes são utilizados por todas as instituições quer religiosas, políticas, sindicais, etc. Não qualquer razão, por mais mesquinha ou anti benfiquista que seja que se possa permitir proibir o uso da coisa mais bela que pode oferecer um estádio cheio. É óbvio que as inscrições devem obedecer ao mínimo da educação, ética e honra, Benfiquistas.




10 - Pensa serem mais importantes espectáculos organizados pelos grupos do Benfica ou por empresas contratadas para o efeito, como é feito em Espanha?

Acho que AMBAS as situações se podem compatibilizar.




11 - Pensa ser importante a existência de um interlocutor directo entre a SAD e os Grupos organizados? Com que competências e poderes?


A SAD trata da parte comercial e financeira do Benfica. Parece-me possível e útil que se “protocolizem” contractos entre uma e outra das entidades, em benefício do Benfica e em que ambas obtenham os seus interesses. Se um interesse puder ser desempenhado por uma das claques (Os exemplos são mil: Segurança, ciceronia, venda de produtos, vigilância nocturna de “atletas pouco profissionais (tudo com as competentes contrapartidas financeiras, claro) porquê contratar estranhos? etc...




12 - Que medidas concretas propoe para os grupos organizados do Benfica?

Acho que já dei uma ideia generalizada sobre esse assunto.




13 - Que pensa da ideia defendida pelo actual Presidente dos jogos passarem a ser disputados mais cedo?

Penso... talvez LFV queira sair mais cedo para ir ver o seu clube do coração, no camarote do amigo e compadre, distribuir a FRUTA TROPICAL, própria para o “específico sistema” e abraçá-lo, cheio de alegria, quando o árbitro meter os golos apropriados à vitória.




14 – Finalmente, uma palavra para o 12º jogador – o adepto.

O Glorioso é o deus do adepto; O Benfica é a maior religião portuguesa; O Sport Lisboa e Benfica é o orgulho da nossa Nação!
publicado por velhoestilo às 10:49
link | favorito
De Anónimo a 29 de Janeiro de 2009 às 23:12
NAO cconheço este senhor mas do q li no minimo achei rídiculo!! parece q nem sabe do q fala... muito giro isso das claques e tal!! mas como ja se sabe dpois as coisas N sao assim.... e a cerca do LFV por amor de deus o q ele diz é no minimo patético! (nao tou aqui a defender LFV mas....


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres


Copiar caracteres

 



.pesquisar

 

.Abril 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29


.posts recentes

. Game Over... Insert Coin....

. A ingrata final

. De Londres a Lisboa...

. Á Campeão

. Um Campeão Renovou

. Até Quando?

. É OFICIAL

. Adepto

. Enorme Minoria

. Comunicado Diabos Vermelh...

.arquivos

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.tags

. todas as tags

.links

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub